A História do Homem - Parte XXXVII (Leonardo da Vinci 1452-1519)

O Renascimento foi um dos momentos mais marcantes da história.

Naquela época, houve uma profusão fantástica de cientistas, filósofos e artistas excepcionais, surgidos simultaneamente na Europa, que criaram obras ainda hoje consideradas extraordinárias.

Se fosse possível dar o título de Homem do Renascimento... Não há ninguém que se encaixe melhor nessa definição do que o filho ilegítimo de um tabelião da pequena cidade italiana de Vinci..

Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história, era um especialista em engenharia, arquitetura, biologia e botânica. Entre suas inúmeras realizações constam um trabalho pioneiro no campo da anatomia humana, a invenção do helicóptero e a criação do quadro mais famoso do mundo: a Mona Lisa.

Aprendiz do grande pintor Andrea Del Verrocchio (1435-1488) desde os oito anos de idade, aos 25, da Vinci se tornou pintor na corte de Lorenzo de Médici (1449-1492), em Florença. Entre as maiores obras de arte que restaram de Leonardo da Vinci estão os quadros A SANTA CEIA, pintado em 1497 e 1501 como um afresco em Turim, que mostra Jesus Cristo ao lado de seus discípulos, e Mona Lisa, retrato de uma jovem toscana chamada Lisa Gioconda (1478-1509?) concluído em 1505.

Mais do que apenas um artista de talento, Leonardo era também um engenheiro brilhante. Ele estudou o vôo dos pássaros e projetou pára-quedas e diversas máquinas voadoras. Analisou a mecânica do corpo humano e compilou um atlas dos músculos, ossos e órgãos. Foi também um pioneiro no estudo da luz e das lentes. Projetou sistemas para respirar sob a água e motores hidráulicos. Escreveu sobre geologia e dinâmica dos rios e projetou sistemas avançados de controle de correntes de água.

Da Vinci foi um homem de muitas realizações..estava muito adiante de seu tempo. Não criou apenas uma grande arte, mas seu intelecto único também propiciou o desenvolvimento de um conhecimento científico apurado. Por isso, devido à importância e extensão de sua obra, não é exagero afirmar que Leonardo da Vinci pode ser considerado o maior gênio de todos os tempos: o verdadeiro Homem do Renascimento.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Da Vinci: um dos maiores gênios da história da humanidade. Era eclético e conhecia engenharia, arquitetura, biologia e botânica.

Considerando um acompanhamento das datas, observamos que no período em que o Brasil era descoberto por Pedro Alvarez Cabral, na Europa estava vivendo do um dos maiores gênios da humanidade.

Como é importante a propagação do saber. O que temos de séculos de atraso em relação ao continente europeu podemos reduzi-lo mediante o aprendizado.

Houve as guerras, sim houve. Homens acreditaram durante os séculos que poderiam governar o mundo todo. A história mostrou que não. Poucos povos aceitam a submissão, a escravidão.

Nunca podemos prever o amanhã. As riquezas do homem vão se esgotando. Haverá falta de matérias primas, combustíveis, água doce e outros materiais.

Vamos acreditar que o homem com seu aprendizado histórico e suas tecnologias futuras sempre descobrirá alternativas para a sua sobrevivência.

E que os governos sempre atentos observem que o bem comum é o mais importante. Onde todos vivam em paz.

Robertson
Enviado por Robertson em 17/04/2009
Reeditado em 30/08/2016
Código do texto: T1545098
Classificação de conteúdo: seguro