A História do Homem - Parte XXXIV - Marco Polo 1254-1324)

Marco Pólo nasceu na cidade italiana de Veneza, num período em que os europeus tinham pouco, ou praticamente nenhum, conhecimento sobre os povos e a cultura da China e do restando do leste da Ásia. Sobre a China, eles já tinham ouvido falar que existia, mas nada sabiam sobre a Ásia, além daquilo que era dito sobre Gêngis Khan e suas Hordas Mongóis ou o que haviam aprendido por meio de relatos de comerciantes que haviam viajado para a Turquia ou ao Oriente Médio.

Em meio à década de 1260, o pai e o tio de Marco, Niccolò Pólo e Maffeo Pólo, respectivamente, concluíram que a melhor forma de conhecer a China era, justamente, ir até lá.

Depois de uma longa e difícil jornada, eles foram recebidos na corte de Kublai Khan (1215-1294), o imperador mongol da China, que,até então, nunca tinha conhecido um europeu em pessoa. Kulhai Khan estava muito empenhado em ouvir o que eles tinham a falar e lhes disse que pedissem ao papa para enviar missionários com a finalidade de ensinar o Cristianismo e também para espalhar conhecimento sobre arte e literaturas européias. Quando os irmãos voltaram para casa em 1269, seus amigos de Veneza não conseguiram compreender a grandiosidade que havia sido aquela viagem à China.

Em 1271, eles resolveram voltar. E dessa vez levaram Marco, o filho adolescente de Niccolò. Kublai Khan gostou tanto do jovem e o fez embaixador geral, enviando-o em várias missões dentro da China como ao Tibete e em Burma. Por isso, Marco Pólo acabou conhecendo da Ásia do que qualquer outro europeu até aquele momento.

...ele permaneceu na China (com seu pai e tio) por 17 anos.

Quando em 1295, os Pólo retornaram à Veneza, mais uma vez eles foram recebidos com ceticismo. Mas, depois de mostrarem o que haviam aprendido na China, seus amigos Venezianos ficaram impressionados e os ousados viajantes passaram a receber várias homenagens e honras....muitas coisas inusitadas que eles trouxeram..uma delas: o espaguete(embora não haja provas suficientes que confirme isto), que fez fama como sendo um típico prato italiano.

Não é a toa que, AS VIAGENS DE MARCO POLO, é considerado o mais influente livro de viagens da história. Com uma riqueza de detalhes impressionante, ele trouxe aos europeus da Idade Média o primeiro contato com o mundo exótico da China e de outros países asiáticos.

...As viagens de Cristóvão Colombo, dois séculos depois, também foram inspiradas pelo desejo de encontrar uma rota mais curta e mais fácil para as riquezas da China.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Com certeza eu gostaria de ter feito parte desta viajem, não duvidem.

Viajar pelo desconhecido, conhecendo coisas novas, costumes diferentes. Uma viagem assombrosa sem dúvida.

O que chama minha atenção é o poder da emoção. Imagine você se deparar com aqueles palácios enormes, com as montanhas no Tibete, com os costumes tão diferentes dos nossos.

Imaginar que um dia você voltaria para o seu lar com tantos conhecimentos, com tanta sabedoria, línguas diferentes, alimentação diferente, maneiras de ver o mundo diferente.

Talvez o que se possa dizer de uma viagem dessas seja: choque de diferenças.

Quando procedemos aos conhecimentos em tempo de paz, temos tempo para absorver As diferenças de forma paulatina e sentir prazer no que nos são agradáveis.

Naqueles tempos os homens partiam rumo ao desconhecido para as suas descobertas. E hoje o que descobriremos? Para onde irão nossas expedições? Para onde nossos satélites não conseguem ver?

Robertson
Enviado por Robertson em 10/04/2009
Código do texto: T1532954