A História do Homem - Parte XXXIII (São Tomás de Aquino - 1225-1274)

Um dos maiores filósofos cristãos e eruditos de todos os tempos. São Tomás nasceu perto de Roccasecca, próximo a Aquino, na Itália. Filho do Conde de Aquino, ele estudou no monastério beneditino de Cassino e depois foi à Universidade de Nápolses, onde conheceu as obras do filósofo grego Aristóteles.

Em 1259 e 1268, São Tomás estudou na Universidade da Cúria Papal na Itália antes de se determinar a escrever comentários sobre a física, a metafísica, a ética e a política de Aristóteles de começar a trabalhar em sua obra-prima, a Suma Teológica (concluída em 1242). Da Itália ele viajou para Paris e (mais tarde) retornou para a Universidade de Nápoles, onde viveu até a sua morte.

São Tomás abraçou as definições aristotélicas e as temperou com as virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade. Ele propôs um método filosófico e educacional chamado de Escolástica, que era a harmonização da fé e da razão, e a codificação do conhecimento nesse contexto.

Como sucessor filosófico de Aristóteles na crença de que a “forma” confere o ser à matéria, ele concluiu que Deus é o ponto mais alto da hierarquia das formas. Ele via o livre-arbítrio como a raiz da ética, afirmando que os homens são livres em relação aos meios, mas não a um fim. Dessa forma, o livre-arbítrio seria apenas um meio para atingir um fim.

São Tomás acreditava que as forças divinas e as forças naturais não eram arbitrárias e distintas, mas harmoniosas umas com as outras. Nos NOMES DIVINOS ele escreveu que “ Deus é conhecido por meio de todas as coisas e todavia e distinto de todas as coisas. E Ele é conhecido por meio do conhecimento e por meio da ignorância

(ausência de conhecimento) Uma de suas contribuições mais significativas para o pensamento ocidental foi sua crença de que o progresso da civilização humana tem um sentido real e que a vida espiritual e intelectual são extremamente valiosas nesse contexto.

São Tomás era o único entre os eruditos cristãos da Idade média a ter uma resposta para tudo.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Podemos dizer que hoje existe uma mesma ignorância por dois motivos diferentes: pela falta de oportunidade, a outra por falta de vontade própria.

São Tomás foi um sábio filósofo. A procura pelo saber torna o homem mais humilde. Ele percebe que quanto mais resposta obtém, mais dúvidas surgem.

É admirável a sabedoria do homem quando ele sabe direcionar sua inteligência para o auto-conhecimento.

Como vemos, as definições aristotélicas embasadas em avaliações de Aristóteles cruzaram os séculos chegando aos nossos dias.

Acrescentar mais saber ao homem é um desafio sempre. Que nossas tecnologias possam nos ajudar nisto. Que saibamos discernir tantas respostas já obtidas por sábios antes de nós e formar homens mais cultos e coerentes com o destino do mundo.

Robertson
Enviado por Robertson em 09/04/2009
Código do texto: T1531320