A História do Homem - Parte XXXI (Papa Urbano II 1042-1099)

Urbano nasceu numa localidade próxima á cidade de Châtillon-sur-Marne, na França. Como vinha de uma família de nobres franceses, teve boa educação. Ele estudou para ser padre e, depois, tornou-se monge, cardeal e em 1088 foi eleito papa. Sua principal contribuição foi ter sido o papa que desencadeou as Cruzadas, como se tornaram conhecidas as expedições militares que saíram da Europa com destino a Jerusalém ( a Terra Santa) para livra-la dos muçulmanos, seguidores do profeta Maomé.

Desde o século sete, Jerusalém, cidade sagrada para as religiões islâmica, judaica e cristã, estava sob domínio dos muçulmanos. Para promover a sua Guerra Santa, o papa alegou que os turcos estavam maculando os lugares santos cristãos e perturbavam os peregrinos que iam orar em Jerusalém.

Em famoso discurso feito em 27 de Novembro de 1095, na cidade de Clermont, na França, na presença de milhares de pessoas, Urbano II exortou a todos os cristãos para se unir numa guerra com a intenção de recuperar a Terra Santa para o Cristianismo.

Ele dizia também que era necessário proteger o Santo Sepulcro dos ataques muçulmanos.

Era um papa esperto. Para convencer os europeus a participar de sua Guerra Santa, ele apelou tanto para os motivos religiosos como para os instintos mais ambiciosos. Ele dizia que a Terra Santa era mais rica que as terras superpopulosas da Europa. Além disso, para os cristãos mais fervorosos, propagou que quem participasse das Cruzadas para libertar a Terra Santa dos maometanos seria perdoado de todos seus pecados e teria seu lugar no céu assegurado. Como esses argumentos não foi difícil conseguir um batalhão de adeptos.

Em pouco tempo a primeira cruzada estava pronta para partir e reuniu cerca de 30 mil soldados. No total foram nove grandes Cruzadas (a última terminou em 1272). É claro que houve muitas mortes de ambos os lados, mas elas tiveram uma grande importância na história, pois colocaram em contato direto culturas que mal se conheciam. Através das Cruzadas, os europeus ocidentais tiveram contato com as civilizações islâmicas e bizantinas, que naquela época, eram bem mais avançadas que a Européia..

O papa Urbano II morreu em 1099, apenas duas semanas depois de a Primeira Cruzada conseguir alcançar Jerusalém. Mas, como naquela época as notícias demoravam a chegar, ele não soube o sucesso da empreitada.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Interessante que a palavra de Deus muitas vezes foi levada pelo Homem na ponta das espadas. Se o mal perdura até hoje, talvez encontre guarida na história.

Se alguém lhe bater em sua face direita, ofereça-lhe a outra face também.

Difícil, né? Digamos que é fácil falar, mas daí para a ação...tem uma distância...

A voz que a violência houve é a voz dela própria, por isso sempre se paga com a mesma moeda.

Poucas pessoas têm o dom do perdão.

O Papa Urbano II morreu em 1099, sem saber ao certo o resultado de sua empreitada.

Poderíamos dizer que teve um sucesso parcial. Aquele local continua com atentados terroristas, pessoas se matando, se tornando mártires de causas religiosas. Trouxemos também um visão um tanto quanto militarista da igreja naquela época.

E na História se confundiu (misturou-se) um pouco a palavra de Deus com as palavras do Homem em causa própria.

Robertson
Enviado por Robertson em 06/04/2009
Código do texto: T1526263