A História do Homem - Parte XXX (Guilherme, o Conquistador 1027-1087)

Após a queda do Império Romano no século quinto, a Bretanha, como o restante do antigo império, virou um conturbado caldeirão que abrigava grupos com interesses políticos antagônicos. Por volta do século nono, no entanto, os anglo-saxões predominaram e governaram o país de 828 d.C a 1016, quando a Bretanha passou a ser dominada pelos dinamarqueses.

Em 1.042, o trono foi ocupado por um saxão...Eduardo I (1004?-1066), também conhecido como Eduardo, o Confessor....Eduardo o Confessor, morreu em 1066, e foi sucedido por seu cunhado, o rei Haroldo II (1027-1066).

Embora houvesse prometido publicamente o trono a Haroldo, ele também fizera, em segredo, uma promessa parecida a seu primo, Guilherme, da Normandia. Filho de Robert, o Demônio, duque da Normandia, e Arlette, filha de um curtidor de couro chamado Falaise. Guilherme sucedeu a seu pai em 1035 e visitou a Inglaterra em 1051. Como ele acreditava ter direito legítimo ao trono inglês, Guilherme reuniu um exército formado por normandos e franceses, cruzou o Canal da Mancha, a partir da Normandia, e invadiu A Inglaterra....As tropas de Haroldo, que lutavam em pé e com armas ineficazes, acabaram não sendo páreo para os Normandos, que guerreavam com armamentos melhores, vestiam armaduras e montavam cavalos.

A poderosa cavalaria de Guilherme também derrotou a infantaria saxã e , após um dia de batalha, Haroldo e muitos de seus oficiais estavam mortos e seus exércitos derrotados.

...No Natal (1066), Guilherme foi coroado Rei da Inglaterra e passou a ser conhecido como Guilherme, o conquistador. Guilherme foi o último homem da história a liderar uma invasão vitoriosa da Inglaterra pela força das armas.

Com o triunfo de Guilherme, a Inglaterra começou a se abrir para a influência da arte e da literatura provenientes do continente europeu. Embora a Inglaterra mantivesse a língua inglesa, ela filtrou e acolheu o que de melhor a Europa tinha a oferecer. Com isso, os rumos da civilização inglesa se alteraram drasticamente. O que, por sua vez, também viria a influenciar profundamente a civilização da América do Norte.

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

A História nos conta com detalhes as mudanças que ocorreram no passado e como nosso presente se encontra neste momento.

Paises dominados absorvem a cultura dos dominadores, mas existe também uma permuta de boas idéias e procedimentos que são absorvidos pelos dominadores.. A guerra destrói a quase tudo e ela é terrível em sua destruição. Os povos levam anos e anos para restabelecer o progresso e a paz.

Ninguém gosta de se saber subserviente a outro. Assim também são as Nações.

Guilherme, o Conquistador foi o último homem a conseguir invadir a Inglaterra.

Nos dias atuais é difícil acreditar em novas invasões diante dos grupos formados e das alianças feitas para a proteção dos territórios.

Hoje, o invasor está satisfeito com as pilhagens já feitas aos tesouros e as culturas invadidas. Ouro, prata e petróleo já tem donos estabelecidos e onde não existe a tortura, existe a corrupção o que torno tudo igual. O derramamento de sangue tornou-se “evitável”, basta dominar as mentes de alguns mandantes e esta tudo bem.

Vamos ver como ficarão os próximos tesouros: água, terra e ar.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/04/2009
Código do texto: T1524330