A História do Homem - Parte XIX (Arquimedes 287-212 a.C.)

Provavelmente o maior matemático que viveu antes do Renascimento.

Arquimedes nasceu em Siracusa, na Sicília, e estudou ciência com Conon de Samos, na Universidade de Alexandria, época em que a cidade era o centro mundial do conhecimento.

Arquimedes descobriu muitos dos teoremas básicos que envolvem a geometria dos círculos, dos cones, dos cilindros, das parábolas, dos planos e das esferas, princípios que constituem os fundamentos básicos da matemática.

Depois de estudar Astronomia, Arquimedes construiu um “mapa” esférico e tridimensional dos céus. Ele também fez vários trabalhos pioneiros no campo da física, escrevendo a fundo sobre alguns dispositivos básicos, como alavanca, polia e parafuso.

Uma de suas mais importantes invenções foi o chamado parafuso de Arquimedes. Desenhado como uma bomba rotatória para enviar a água dos córregos para as valas de irrigação, ele era imerso numa fonte de água com uma ligeira inclinação, de forma que a parte inferior de qualquer rosca ficasse mais baixa que a parte superior da rosca subseqüente. Quando a haste do parafuso era girada sobre seu eixo, de forma que as roscas rodassem na água, esta era elevada na espiral e se descarregava do alto da rosca.

Arquimedes também inventou a hidrostática, como é chamada a ciência que estuda a dinâmica dos fluidos.

Quando, em 214 a.C., os romanos atacaram Siracusa, Arquimedes projetou uma série de armas para a defesa da cidade, desde catapultas de longo alcance até espelhos que usavam o Sol para incendiar navios romanos, embora isso pareça improvável.

Dois anos mais tarde, quando finalmente os romanos conseguiram invadir Siracusa, havia ordens para que Arquimedes fosse poupado. Mas isso, infelizmente não aconteceu....um soldado romano matou Arquimedes. Ao saber do ocorrido, o general romano Marcelo decidiu erigir uma tumba em sua homenagem.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

O que pode fazer um homem decidir sobre o outro, quem vive e quem morre?

Que direito tem um homem sobre a vida do outro?

A guerra que constrói uma nova nação aniquila a outra.

Outros homens tomam o poder, o povo se adapta as novas leis dos invasores. Interesses econômicos, geográficos, políticos tornam o mundo inconstante.

Quantos grandes artistas, poetas, engenheiros, médicos, sábios e mesmo políticos sucumbiram Sob os poderes de armas?

A guerra é uma das maiores catástrofes humanas.

Que os novos tempos tragam cada vez mais sabedoria para o Homem.

Que os problemas das nações possam ser remediados com outros meios de pressão ou ajuda Que não seja a guerra.

Arquimedes poderia ter produzido mais invenções. Levado pela guerra utilizou sua sabedoria para as armas de guerra. Quantas novas invenções para nosso dia-a-dia haveria a mais hoje se ele vivesse somente na paz?

Robertson
Enviado por Robertson em 21/03/2009
Código do texto: T1498280