A História do Homem - Parte XVI (Aristóteles 384-322 a.C)

Aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, Aristóteles foi um dos maiores filósofos da história e um dos primeiros a explorar as relações e a sinergia de todos os aspectos da natureza e da humanidade. Ele estudou e lecionou poesia, astronomia e biologia, além de metafísica, estética e lógica.

Nascido em Estagira, um posto grego avançado na costa da Macedônia, Aristóteles tornou-se pupilo de Platão aos dezessete anos de idade, permanecendo na Academia de Atenas por cerca de vinte anos. A princípio como aluno e depois como professor..., período em que lecionou para Alexandre.

A filosofia aristotélica que ...desenvolveu nesse período incluía seus seis tratados sobre lógica, considerados suas obras mais importantes, bem como tratados sobre metafísica, física, ética, política e ciências naturais...na qual ele foi o primeiro a reunir e a classificar sistematicamente espécimes naturais.

Platão havia formulado a teoria das formas ideais, e Aristóteles afirmou, por sua vez, que a matéria não podia deixar de ter uma forma, uma vez que ela existe.

Ele sugeriu que a forma perfeita, pura ou definitiva era o que chamou de theos, ou o que conhecemos como Deus.

Na política, Aristóteles acreditava que o ideal seria uma mistura de democracia com monarquia.

Pode-se dizer que sua maior influência na evolução do conhecimento foi sua aplicação de um método sistemático para estudar as relações do homem com outros aspectos do mundo ao seu redor.

O pensamento aristotélico acabou harmonizado com a teologia cristã por São Tomás de Aquino no século treze, com a teologia judaica por Maimônides (1135-1204) e com o Islã por Averróis (1126-1198)

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Nosso mundo dos exemplos perdura como forma de agregar valores e Sabedoria àqueles que entendem que fazemos parte de uma jornada e a forma de nossa vida é a forma de nosso amor.

Bons professores existem vários, e bons alunos também. Que os bons professores nunca desistam de seus sonhos que os direcionam pelo destino do Saber. Nada do que é colocado na mente dos alunos é perdido. Passa-se um tempo e aqueles ensinamentos retornam, até a fibra, a dedicação do professor permanece como fonte de inspiração. E muitas vezes o caráter de seus alunos se consolida através desta perseverança.

Aos bons alunos que não se percam nas conversas vazias de quem olhará para outros ambientes ou objetivos. Cada qual tem os seus desígnios, cada qual encontrará sua realização em situações diferentes. Por isso na dedicação aos seus planos poderá estar a sua felicidade. Que não é permanente, mas é persistente e sempre retorna.

Aristóteles talvez tenha sido o filósofo perfeito, aquele que nós gostaríamos de ser. Discernia sobre diversas áreas da biologia à política e podemos dizer que era rico, Rico em Sabedoria. Uma das maiores riqueza que um Homem pode alcançar.

Em filosofando, ficam minhas dúvidas, as levarei ao infinito?

Nossos pensamentos ocupam um espaço físico?

Nossa materialidade é somente uma fuga física?

Nossa espiritualidade é somente uma fuga química (material)?

Ou tudo é simplesmente um sonho coletivo?

Ou será a nossa materialidade uma fuga do espírito?

Por que um simples beijo de um filho tem mais valor do que um arranha-céu?

Por que tantos lutam por enormes fortunas e dariam todas pela vida de quem os amou de verdade?

E por que tanta luta se a maior riqueza esta ao seu lado?

Por que foi tão longe para chegar tão perto?

Olha quanta riqueza existe dentro de nós.

Quanto tesouro, quanto amor.

Para que guarda-lo? Por que o escondes?

Buscamos em tudo as materialidades, pelas vaidades, pelo egoísmo.

É fácil prever que ao destruir o seu corpo o homem destrói a sua vaidade.

E quando sobra somente o seu espírito ele se perde, sem saber o que fazer.

Robertson
Enviado por Robertson em 16/03/2009
Código do texto: T1490198