A História do Homem - Parte XV (Platão 427 - 347 a.C)

Filósofo grego e o mais influente dos alunos de Sócrates. Platão nasceu numa família de aristocratas atenienses, pois era filho de Perictione e Ariston, que descendia de Codrus, o último rei de Atenas. Quando jovem ele se alistou para lutar na Guerra do Peloponeso (431-440 a.C.) e aos vinte anos de idade decidiu voltar para casa para estudar com Sócrates, que, segundo Platão era “o Homem mais sábio, justo e o melhor entre todos que jamais conheci”. .

Quando Platão tinha 28 anos, seu mestre morreu e foi ele quem registrou quase tudo do que se conhece sobre os ensinamentos de Sócrates.

Depois da morte de seu professor, em 399 a.C. Platão resolveu sair de Atenas e passou cerca de dez anos viajando... Em algumas cortes foi filósofo. Em 387 a.C. Platão retornou a Atenas e fundou uma escola chamada Academia... Entre seus alunos Aristóteles.

Na Filosofia, Platão perpetuou e aprimorou muitas das idéias de Sócrates. Na obra A REPÚBLICA, ele propôs um “estado perfeito, em que a ética, a virtude e a razão estivessem em equilíbrio”.

Platão acreditava que as verdades universais incorporavam a virtude e a harmonia.

Ele acreditava nas formas ideais de beleza, verdade e bondade, e que tais formas decorriam de uma busca de conhecimento e pela sabedoria.

Platão foi também um dos primeiros advogados na defesa dos direitos das mulheres... Ele favoreceu o seu acesso ao aprendizado como meio de prepará-las para as responsabilidades civis.

Bem depois de sua morte, no século terceiro depois de Cristo, as idéias de Platão foram revividas em Movimento Neoplatônico...e no final da Idade Média elas voltaram à cena filosófica mundial através dos trabalhos de São Tomás de Aquino.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* * Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Que época fantástica a dos grandes filósofos.

Alunos de Sócrates começavam a difundir os seus ensinamentos.

Como é interessantes que o bem possa ser levado adiante como uma fonte de água pura Onde se bebe a vida em forma de seiva para fortalecer o caráter, a dignidade e o Amor.

A sabedoria elimina a ignorância e com ela advêm os questionamentos sobre a Vida, seus objetivos, a origem e o destino.

Somos passageiros de uma viagem em que a Vida tem um destino traçado. Levamos apenas nossa própria semente para um grande jardim além do infinito.

Temos a morte dos humildes, dos ricos, dos grandes, dos pequenos e dos grandes Filósofos.

Onde a perda é maior?

Temos a perda do Autor e o ganho das obras. Trocaríamos o autor pela obra?

O legado que cada um deixa para os próximos, aí está o valor de sua obra sobre a terra e na melhora da semente que segue rumo a um Tempo que não nos pertencerá mais. Ali germinará.

Robertson
Enviado por Robertson em 15/03/2009
Código do texto: T1488252