A História do Homem - Parte XIV (Hipócrates (460 - 375 a.C)

Hipócrates decididamente era um homem à frente de seu tempo. Nascido na Ilha de Quios, Hipócrates copiou os passos do pai, Heráclides, e também seguiu a carreira médica. Ele escreveu mais de cem livros e monografias que influenciaram a prática da medicina por vários séculos.

Hipócrates acreditava que, para curar os doentes, o médico deveria “levar em conta a natureza dos homens em geral, a de cada indivíduo e a de cada doença”.

Ou seja, o médico deveria considerar as interações de todo o organismo humano, em vez de se concentrar apenas em alguns sintomas específicos.

Entre as várias descobertas de Hipócrates, uma das mais importantes era de que os membros fraturados deveriam ser alinhados para que a reparação se desse normalmente. A mobilização do membro era recomendável no estágio inicial, uma vez que “ o exercício fortalece e a inatividades desperdiça”. Essa máxima é seguida ainda hoje na tentativa de os médicos evitarem a atrofia de alguns músculos por falta de uso.

Na parte científica, no entanto, o trabalho de Hipócrates era muito limitado.

Muito tempo após a sua morte, o famoso Juramento de Hipócrates ainda é um instrumento importante na moderna ética médica.

Entre outros, lá estão incluídos princípios que norteiam a profissão, com a confidencialidade na relação entre médicos e pacientes, a responsabilidade dos médicos em relação a seus pacientes e o dever do médico de tratar qualquer pessoa, independentemente de sua classe social.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

***************************************************

Um grande Homem de ontem poderia ser um Homem normal hoje?

Os grandes Homens do passado estavam sempre à frente de seu tempo. O início da profissão de médico... Numa época em que só existiam feiticeiros e xamãs, Hipócrates escreveu textos sobre medicina e ética médica...

Um grande Homem de hoje poderá ser um Homem normal amanhã?

As profissões evoluíram e os Homens também.

A procura pelo Saber transforma o Homem num ser sempre em evolução. A ignorância o deixará para sempre estático diante de um mundo indiferente. Então se louve aos grandes sábios que acrescentam aos nossos dias novo alento.

Para a vida se você vai adiante ou fica parado é indiferente.

Os dias irão se suceder, o sol nascerá inúmeras vezes e você passará também.

.

Tudo acrescenta ao Homem e o melhor momento é aquele em que ele consegue estabilizar seus desejos. No momento em que ele sabe que o que sobra ele pode oferecer, que sua sabedoria não é nada se ele não repartir, que o Amor só em si mesmo não é Amor, é egoísmo. Que viver de vaidades é vazio como o ar que respiramos, parece puro, mas tem muitas impurezas.

O Mundo seria uma mesmice não houvesse os grandes sonhadores, os grandes poetas, os grandes profetas, os grandes sábios.

Robertson
Enviado por Robertson em 12/03/2009
Código do texto: T1483485