A História do Homem - Parte XIII (Sócrates 469 - 399 a.C)

Nascido em Atenas, Sócrates foi o primeiro de uma sucessão de três grandes pensadores gregos, hoje considerados os fundadores do pensamento filosófico ocidental. Ele foi professor de Platão, que, por sua vez, foi o mestre de Aristóteles.

Sócrates acreditava que os homens existiam por um propósito e que o certo e o errado tinham um papel crucial em definir os relacionamentos do indivíduo com o ambiente e com as outras pessoas. Era um ótimo orador, também era muito perspicaz e tinha um intelecto privilegiado. Sócrates acreditava que a virtude derivava do auto-conhecimento, as pessoas eram basicamente honestas e o mal era um esforço mal orientado de alguém que buscasse melhorar a própria condição.

Sua máxima era “conhece-te a ti mesmo”.

Sócrates também acreditava que o governo ideal envolvia homens sábios, devidamente preparados, que governassem pelo bem da sociedade. Ele também é lembrado por conceber idéias sistemáticas sobre o estudo da harmonia natural do ambiente, o que levou, mais tarde, ao desenvolvimento do método científico. Sócrates acreditava ainda na idéia de uma força única e transcendente por trás do mundo natural, opinião que ia contra a crença grega convencional de um panteão de deuses. Suas idéias, revolucionárias para a época, acabaram o levando para a prisão... Abordou também a questão da imortalidade da alma. Depois de sua condenação, ele suicidou-se tomando cicuta, como a lei da época exigia.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo * Editorial Prestígio – Bill Yenne*

Confesso-me emocionado ao transcrever as linhas acima sobre um Homem com tanto intelecto e um simples mortal. Vemos tantas pessoas optarem pela destruição dos valores e da dignidade humana. E Sócrates em semelhança física estuda a inteligência, a formação das personalidades e a filosofia. E o seu campo é abrangente, da política até a própria natureza.

Conhecendo-nos descobrimos nossos erros em nossa Caminhada, que não foram de percurso, mas que vieram de nossa própria formação e estão em nossa índole.

Outros assumimos por conta e risco na busca de um objetivo qualquer.

Infelizmente algumas pessoas quanto mais se conhecem, pior ficam.

Parece que tem um rumo determinado, enquanto não destroem a si mesmas não estão satisfeitas.

Felizmente algumas pessoas quanto mais se conhecem, melhores ficam.

Parece que tem um rumo determinado, enquanto não conseguem elevar o ânimo E a coragem de outrem não está satisfeitas.

Fico maravilhado e feliz em saber que o mesmo sol que um dia iluminou os dias de Sócrates é o mesmo sol que nos ilumina nos dias de hoje. Quem sabe os mesmos ventos sul, Leste, norte um dia refrescaram as tardes de Sócrates em seu caminhar pelas veredas de Atenas hoje nos aliviam do calor.

Os luares resplandecentes sobre o Mar da Grécia talvez tenham inspirado Sócrates, talvez o povo em seu convívio lhe tenha oferecido calor humano e decepções.

De lá para cá se mudaram apenas os personagens. Vivemos sob os mesmos luares,

As pessoas continuam a oferecerem calor humano e decepções.

Mudou nossa sabedoria sublimada por mentes brilhantes como a de Sócrates.

Robertson
Enviado por Robertson em 10/03/2009
Código do texto: T1479971