A História do Homem - Parte XII (Heródoto c.485 - 425 a.C.)

Também conhecido como o “Pai da História”. Heródoto desenvolveu os meios pelos quais nós, do mundo ocidental, podemos saber e avaliar a história e seus momentos mais importantes. Nascido em Halicarnasso, na Ásia Menor, ele teve um papel importante na revolução contra o tirano Lídames. Heródoto é considerado o “Pai da História”, por ter sido o primeiro homem a tentar um estudo ordenado e objetivo das inter-relações entre os eventos históricos. Heródoto viajou para o Egito e percorreu o Mediterrâneo, estudando as culturas dessas regiões e registrando os fatos do modo mais fiel possível para a época. Ao teorizar sobre a História, ele aplicou a tradicional idéia grega da moderação, do meio termo, segundo a qual o equilíbrio é desejável, e o excesso e o desequilíbrio é a receita para o desastre. Mais tarde, Heródoto ajudou a fundar o povoado de Turim, na Itália, onde ele provavelmente morreu.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

O que observamos é que os fatos estão diante de Todos. Os dias e os acontecimentos estão disponíveis para alguns em maior ou menor grau. Mas apenas alguns sentem em seu coração ou tem a percepção para descobrir no dia a dia algo novo, algo que pode mudar seu presente ou o seu futuro e/ou dos demais.

A maioria das pessoas olha ao passado. Buscam ali a sua paz interior e seu jeito de viver o presente. O Futuro se torna uma decorrência.

Quem se sobressai na sociedade é alguém que vislumbrou um brilho a mais em algo que parecia igual para todos. E os exemplos são inúmeros.

Quando Heródoto adota a teoria... Segundo a qual o equilíbrio é desejável... Ele percebeu que a História do Homem se move nas guerras, mas o Homem cresce na Paz.

Talvez o equilíbrio que o Homem almeja seja aquele em que cansado das guerras

Ele lambe suas feridas e avalia o mal que fez a si mesmo.

Tantas pessoas descobriram algo novo. Estiveram além de seu Tempo. Da mesma forma você ou eu poderemos descobrir algo, ensejar novas descobertas ou mudar o Mundo.

Talvez a diferença esteja na coragem, na determinação e no desejo que vai ao coração.

A maior das descobertas nós fazemos dentro de nós mesmos.

Quando olhamos ao Futuro temos que ver mais do que o dia seguinte.

É difícil caminhar pelo Presente em direção ao Futuro olhando para trás.

Existem momentos na Caminhada em que devemos descansar chorar e rir às Saudades Mas guardá-las novamente, levantar e realizar os nossos Sonhos.

Robertson
Enviado por Robertson em 09/03/2009
Código do texto: T1478212