A História do Homem - Parte XI (PÉRICLES 500-429 a.C)

Nascido no meio da nobreza, Péricles tinha um grande dom para falar em público e em 460 a.C. tornou-se governante de Atenas, a mais poderosa das cidades gregas. Com ele, a cidade alcançou o auge de sua glória.

Péricles é considerado um dos maiores estadistas da Antiguidade e sua lista de realizações é impressionante. Ele transformou a frota ateniense em uma das maiores do mundo e liderou o exército de Atenas em inúmeras batalhas... Em Atenas ele foi responsável pela construção de grandiosos edifícios públicos, incluindo o Partenon, e pela introdução de um sistema político realmente democrático, em que qualquer pessoa poderia assumir um cargo. Público. Ele também criou os salários para os servos civis e pensões para os pobres. Graças a grande influência que Aspásia (c.470-410 a.C) a amante de Péricles exercia sobre ele, Atenas entrou em sua fase mais esplendorosa, tornando-se um importante centro de arte e cultura no leste do Mediterrâneo.

A ascensão de Atenas também foi facilitada por um tratado de paz firmado em 445 a.C. com a Liga de Peloponeso, liderada pela cidade-estado de Esparta. Mas catorze anos depois Esparta rompeu o pacto. Depois disso, Atenas jamais voltaria a demonstrar o mesmo brilho que tivera na época de Péricles.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

***************************************************

Percebemos que as boas intenções surgiram na política a muitos e muitos anos atrás.

Grandes estadistas que possuíam uma visão privilegiada, um pouco acima dos demais,

Criaram leis e decretos que beneficiaram o povo.

Mas, da mesma forma, Grandes estadistas com más intenções governaram em benefício próprio e dos seus e transformaram sistemas de governo populares em ditaduras, ou às escondidas em centros de corrupção.

Existem governantes com arroubos de magnitude e criam enormes palácios, suntuosas residências. Realizam grandes festas, efetuam grandes posses.

Fazem um discurso generoso ao povo, mas trabalham, em surdina para os seus interesses ou para uma classe dominante.

O Homem vindo das cavernas, já se governa e é governado. Obedecem as leis estabelecidas pela maioria ou por uma minoria dominante. Descobre que pode ser isolado do mundo ao desobedecer as leis políticas, civis e religiosas.

Ele mesmo cria as suas prisões, os seus julgamentos à revelia da liberdade, muitas vezes de expressão e outras de locomoção.

A Verdade do Homem muda conforme o seu desígnio. Ele tenta se mostrar um ser correto e preocupado com todos os poderes. Mas em primeiro lugar virá o seu querer, depois os dos seus próximos e por fim se nada lhe atrapalhar o bem de todos, sob a sua ótica.

Certo ou errado o Homem tem progredido através dos tempos. Apenas não consegue distribuir da mesma forma o direitos a todos quanto os deveres que impõe.

Robertson
Enviado por Robertson em 07/03/2009
Código do texto: T1473864