A História do Homem - Parte X (XERXES I 519-465 a.C)

No século sexto antes de Cristo, Ciro, o Grande, criou o grande Império Persa, e seu neto Dário (558-486 a.C), que subiu ao trono em 521 a.C., consolidou o domínio persa sobre o Egito e ainda acrescentou as frotas fenícias às suas forças. Seu próximo objetivo era conquistar a Grécia, aproveitando-se das desavenças entre as cidades-estados gregas. No que ficou conhecido como a Batalha de Maratona em 490 a.C., os gregos foram vencedores..mesmo em menor números.

Dez anos depois, o filho mais velho de Dário, Xerxes I, reuniu um exército ainda maior.Apoiado por unidades navais, as forças persas marcharam sobre a Grécia em 480 a.C.com tropas estimadas em cerca de 250 mil homens. ...os gregos atraíram a frota persa até a Ilha de Salamina, onde ela foi dominada e derrotada.

Xerxes, no entanto, não desistiu. . Ele ser rearmou durante o inverno e retornou no ano seguinte, porém foi derrotado.

(Xerxes foi assassinado por seus próprios homens em 465 a.C.e sucedido por seu filho Artaxerxes, que nunca mais conseguiu recuperar os dias de glória do governo de seu pai.)

A derrota de Xerxes em Platéia marcou o início do fim do Império Persa. Se Xerxes houvesse vencido, a Grécia teria caído sob a influência persa.

E, portanto, a literatura persa, e não a grega, teria formado a base do pensamento ocidental.

*****

Quando uma estrela cai, dificilmente outra ocupa o seu lugar.

Grandes guerreiros são insubstituíveis. Trazem a empatia das vitórias não só materiais. Mas também alimentam a alma e o coração dos seus guerreiros. Pode ser que a disciplina rigorosa e os prêmios, as condecorações façam deles homens De fibra e coragem. Mas tanto na guerra como na paz o destino o torna refém de seus feitos. Se bons, será acrescentado. Se ruins, lhe será retirado em carne viva o mal.

Alguns nascem para as guerras. Mas, todos nascem para a Paz.

A energia de um Homem deve ser direcionada não para os atalhos curtos, mas para a longa caminhada. Quanto mais procura a si mesmo, mais lhe é acrescentado. Colocar as pessoas que ama próximas a suas asas o torna um ser guerreiro.

Ao proteger os seus familiares e amigos ele protege a sua tribo dos animais selvagens e no abrigo de sua casa os livra dos males do mundo.

Mas, na atualidade, o próprio Homem coloca os seus em risco ao deixar seu habitat ser invadido pelas comunicações desenfreadas e que nem sempre colocaram o bem estar de todos em primeiro lugar.

Neste contexto as nossas emoções são frutos de povos que se sobrepondo uns aos outros com seus interesses políticos e econômicos e, por extensão, culturais e esportivos,.

Formaram a nossa índole guerreira ou submissa.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/03/2009
Código do texto: T1471311