A História do Homem - Parte IX (CONFÚCIO 551-479 A.C)

Considerado um dos mais importantes filósofos chineses, Confúcio nasceu onde hoje fica a província Xantung, no nordeste da China... Ele foi professor e estudou história e arqueologia... A sua filosofia não está tão preocupada com a vida após a morte, como os hinduístas ou taoístas, por exemplo, e sim mais voltada às relações harmoniosas entre as pessoas, os membros da família ou mesmo na sociedade. O Sábio chinês não aprovava a tirania e creditava que o Estado existe para benefício do povo, e não o contrário. Como escritor compilou poemas, estórias e lendas e as reuniu numa série de livros que ainda hoje sobrevivem como clássicos da literatura chinesa. Entre eles estão o Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações.

O Confucionismo ocupa o sexto lugar entre as fés mais seguidas no mundo, embora seja mais um sistema ético do que uma religião. Os princípios do Confucionismo incluem entre outros, o respeito em relação à família e à sociedade, a fidelidade aos dirigentes e deferência aos superiores, a justiça moral e social e virtude suprema de altruísmo e benevolência.

//Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo// Editorial Prestígio – Bill Yenne //

*******

O Homem sempre foi um ser contemplativo do seu meio.

É neste ambiente que ele se rebela ou aceita os acontecimentos e demonstra seu desconforto ou satisfação. O que muda é a forma de expressar seus sentimentos perante o meio.

Uma sábia doutrina poderia levar o Homem a viver bem consigo mesmo e com os demais. Mas, por que não é assim? Doutrinas existem várias, algumas mais rigorosas outras menos. Mas algo na raça humana a transforma em eterna inconformada com seu destino, por melhor que seja.

Muitas vezes luta-se a vida toda para adquirir algo material ou imaterial e daí?

Passa algum tempo e o que vemos? A vitória sendo deixada de lado, alguns a jogam fora, outros a relevam ou achando que atingiram o ápice, desistem de prosseguir.

Acredito que o Amor, a Vida, a Fé, nunca serão estáticas.

Todos os dias nós devemos lutar por eles. Alimentá-los, procurar acrescentar mais.

Mesmo que seja um beijo a mais, um sorriso, uma oração. Todas estas formas nos permitem viver com discernimento

A maior das liberdades está em nossos pensamentos.

Sonhos, sonhos como existiriam sem a nossa liberdade?

Robertson
Enviado por Robertson em 03/03/2009
Código do texto: T1467780