Síntese do livro a viuvinha de Jose de Alencar

~>Síntese do enredo:

A história se passa em 1857.

Jorge (esse não era seu verdadeiro nome) era um garoto rico, festeiro e que adorava curtir os prazeres que a vida poderia lhe oferecer. Um dia acordou diferente querendo modificar a sua tola vida. Ouviu o sino da igreja que chamou sua atenção, e ate lá foi, apesar de não ser religioso. Naquele dia na igreja avistou uma linda moça ao lado de sua mãe. Era amor! Eles começaram a se encontrar mais sempre aos olhos de Dr. Maria. Depois de 2 meses de namoro resolveram se casar, mais Jorge não havia contado a ninguém sobre esse seu segredo. Na noite que antecedia seu casamento, ao chegar em casa Jorge recebeu a visita de Sr. Almeida ( tutor desde que seu pai morreu ate completar maior idade), ele com grande tristeza lhe informou que Jorge estava totalmente pobre, que quando ele gozava dos prazeres da vida sua fortuna havia acabado e só sobrou a casa mais que estava em más condições.Jorge ficou arrasado. Mas o dia seguinte era o grande dia e ele não poderia desistir e manchar a imagem de Carolina. Casaram-se. A noite não consumiram seu casamento, Jorge e Carolina apenas conversaram e tomaram uma taça de licor, Jorge se sentia mal por não ter dito a verdade, então começou a conversar com Carolina sobre seu passado e a pedia perdão. Carolina o perdoou e adormeceram. Jorge se levantou mais cedo e foi caminhar. Havia na cidade do Rio de Janeiro, uma construção onde se encontra hoje a Santa Casa, lá era conhecido por vários suicídios, onde as maiores partes das vezes homens acabavam com suas vidas pobres e desgraçadas. Os funcionários da obra estavam chegando ao local de trabalho, quando ouviram dois tiros de uma pistola. Correram ao local e lá estava Jorge totalmente irreconhecível e com um bilhete onde estava sua ultima vontade. “ Por favor me enterrem e não deixe minha esposa e nem meus amigos me verem nesta situação, para isso tem dinheiro em minha carteira”. Assim foi feita a vontade de Jorge. Cinco anos se passaram e na praça havia surgido um homem misterioso mais bem aparentado, sua profissão era negociante, era Carlos que esperava por Henrique seu amigo. Eles foram andando pela rua e falando sobre a história de Jorge e sua família. Veio então o assunto de sua esposa, a famosa “ viuvinha do Rio de Janeiro”. Eles pararam em frente a uma loja e a viram, vestida de preto e de braços dados com uma senhora já idosa. Os vendedores tentavam lhe agradar mostrando roupas de Paris, novas coleções, mais ela, só queria vestir preto, não só por luto mais porque ela achava que preto lhe caia bem, e a cor sorria para ela. Os amigos foram embora.Carlos ao chegar em casa ( morava em um lugar sujo e pobre), contou as economias que somavam um bom dinheiro, juntou com 4 moedas de cobre e saiu. Andou bastante e chegou ao local em que jantava todas as noites, um lugar freqüentado por pessoas humildes. Sentiu uma mão tocar em seu ombro e admirou-se ao ver o antigo amigo de seu pai, Sr Almeida. Depois de um tempo conversando lhe contou que havia feito muitas coisas antes que ele se suicida-se, tais como comprar ações para salvar a empresa de seu falecido amigo. Carlos se emocionou com essa revelação, não imaginava que ele havia feito tanto por seu pai. Carlos então comprou as ações que pertenciam a Sr Almeida e salvou assim o nome e a hora de sua família. Mais depois de tanta conversa pediu segredo ao amigo e disse que quando for hora ele revelará seu segredo a todos.

Não fora revelado mais quando Jorge se suicidou Sr Almeida estava junto e foi ele quem deu a idéia de se fazer de morto usando um cadáver desconhecido para ter tempo de se redimir a Deus e aos credores de seu pai. Sr Almeida arrumou um passaporte para Jorge e ele embarcou para os Estados Unidos.

Então Sr Almeida foi a casa de Carolina e foi recebido pela sua mãe, Dona Maria, mais Carolina já havia recebido uma carta que Jorge a escrevera.

18 meses se passaram e um dia pela manhã Carolina viu em sua janela uma sobrecarta escrita: “ a ela”.Havia dentro do envelope apenas uma flor, nem se que um bilhete, recebeu por vários dias e desconfiou de uma perseguição amorosa, e então parou de retira-las da janela. Um noite decidiu então desvendar quem era seu admirador, então ela viu o seu vulto mais não seu rosto e se apaixonou, mais relutava contra esse amor em respeito ao seu falecido marido. Mais em uma noite deixou a janela aberta e o viu, seu rosto era parecido com o de Jorge, o vulto de aproximou dela e a beijou a mão. Ele saiu então deixando mais uma flor, mais desta vez com um bilhete que dizia que esperaria ao jardim á meia noite, local onde saberia sobre este intenso e imenso amor.

E este fato se ocorreu entre os cinco anos... Na noite completaria exatamente 5 anos do falecimento de Jorge, ela não sabia o que fazer,achava que se fosse estaria desonrando a alma de Jorge, mais o desejo era mais forte. Então naquela noite se vestiu de branco, pela primeira vez, mais com pulseiras e colares pretos. Ela desceu ao jardim e se sentou em um banco onde costumava se sentar com Jorge. O vulto veio e sentou ao seu lado tomando suas mãos, e a perguntou se ela o amava, ela não respondeu e conversando com o vulto ela relutava contra esse sentimento que era pecaminoso. Aconteceu então um único beijo e cada um foi para seu lado. No outro dia Sr Almeida havia marcado um almoço com D Maria. Ela chamou a filha que lhe disse estar esperando o marido para descer. A mãe achou que a filha tinha enlouquecido de vez, o marido havia morrido! Mais para a surpresa da mãe Carolina entrou de braços dados com Jorge, seu marido na sala onde eles se encontravam a espera do almoço. Então Jorge explicou o que havia acontecido e disse que não poderia voltar antes de limpar o nome de seu pai.

Eles foram para o campo, onde tiveram filhos e moraram longe da sociedade curiosa daquela época. O autor escreve assim as ultimas frases do livro: “Jorge e sua mulher são hoje nossos vizinhos; têm uma fa- zenda perfeitamente montada. Para evitar a curiosidade im- portuna e indiscreta, haviam imediatamente abandonado a corte.

A boa D.Maria já está bastante velha. O sr. Almeida partiu há seis meses para a Europa, tendo feito o seu testa- mento, em que instituiu herdeiros os filhos de Jorge”.

Amanda Rodrigues
Enviado por Amanda Rodrigues em 02/03/2009
Código do texto: T1466112
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.