A HISTÓRIA DO HOMEM - PARTE III (HAMURABI * 1792 - 1750 a.C.)

“ Hamurabi foi o sexto rei da primeira dinastia da Babilônia e comandou seus exércitos nas conquistas das cidades de Akkad, Elam, Larsa, Mari e da Suméria...assim ele criou o Império Babilônico...De suas mãos saíram o primeiro verdadeiro código de leis...gravado em caracteres cuneiformes numa grande lasca de pedra. O código contém 282 leis e há indícios de que outras 35 foram quebradas e se perderam. Ele definia crimes específicos e estipulava suas penalidades. Pela primeira vez na história As leis foram publicadas e codificadas para que todos as vissem... (Dentre estas) ..um cirurgião, cujo paciente morresse sob sua lâmina, perderia a mão. Uma curiosidade. “ Olho por olho, dente por dente”, uma expressão muito usada na linguagem coloquial de nossos dias, também tem origem no famoso Código de Hamurabi.

//Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo// // Editorial Prestígio – Bill Yenne //

O Homem pré-histórico descobriu na união sua defesa maior contra todos os animais selvagens e os cataclismos do Mundo. Mas o Tempo passa e a própria união homem exige uma tábua de leis que o mantenha como um ser social.

É na tábua do Tempo que passa que o homem lança suas leis maiores, porque elas se alternam na medida em que o homem descobre que precisa moldar seus interesses às novas situações, antes inusitadas.

A lei não tem beirado, ela não se corrompe. Corrompe-se o homem que a aplica

Mas o próprio Tempo o transformará em réu de si mesmo.

As penalidades maiores serão sempre colocadas por nossa alma, pois o homem nunca consegue fugir de si mesmo.

Menosprezamos o bem querer de todos em razão das vaidades pessoais.

Talvez as leis não recuperem o ladrão e o assassino moderno apenas mostra a ele um código no qual ele não teve voto. Ele se sentirá fruto de uma sociedade histórica que esconde suas maledicências embaixo do tapete.

E Talvez um dia todos nós escorreguemos neste tapete.

Se com leis estamos à deriva, sem leis quem seremos nós?

Robertson
Enviado por Robertson em 25/02/2009
Código do texto: T1457672