Página Do Livro SABUGO E PERUÁ

..... Sabugo era um moleque de porte franzino que trazia em si, muito evidentes, todos os traços da raça negra. Dizem que era neto de uma negra ainda vinda do continente africano. O extenso clã dela advindo perpetuou-se por uma vasta faixa do estado de Goiás e por uma tambem não menos extensa faixa do território mineiro. Essa matriárca deixou como herança do seu sangue ardente e guerreiro, alguns quilombolas famosos, tais como Guguê Bú e André Sassafras. Este último se transformou no pesadelo dos feitores de fazendas.

Sobre Peruá pouco ou quase nada se sabia. A não ser que fora trazido por um garimpeiro, que com ele chegara nos braços, mal deu conta de apear do cavalo. Colocou o menino no chão do rancho, apenas envolto em trapos. Sem conseguir pronunciar coisa alguma desmaiara e morrera logo após. O tal garimpeiro trazia em seu corpo profundas marcas de agressões à faca e à bala.

O bebe permanecera alí no chão do rancho, até que a Cula do Manecão, que tinha ido bater tarrafa lá no remanso do Rimuardo e voltava com o saco de peixes na garupa da égua. Ao passar pelo rancho, deparou com o bebe e o cadaver do garimpeiro, deu um galope apertado até a casa do Dito Moreno e do Jesuino Caburé, voltando ao rancho os dois viram a situação. Como não tinha mesmo outro jeito, a Cula recolheu aquele serzinho indefezo enquanto o Dito

e o Jesuino deram providencias de chamar o Bate-pau já que o homem havia morrido por serias agressões que sofrera......

Elopere
Enviado por Elopere em 03/10/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1209827
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.