A LARINGITE DUM BEM- TE -VI

Hoje a manhã chegou ensolarada, e o dia com certeza será impecavelmente bonito.

E eu tenho a impressão de que os Bem -te Vis por aqui sempre sabem quando "hoje é sábado".

E porque hoje é sábado, acordaram mais alegres e não permitiram que ninguém daqui despertasse muito tarde.

É como se o seu canto nos alertasse assim...qual um despertador matinal preciso:

-Acordem para a vida, vamos, já é hora, acordem!

Talvez seja a expectativa de mais um Sábado tranquilo de férias paulistanas, portanto de cidade mais calma, que nos inspire a observar o seu canto sazonal a nos convidar para o desfrute da beleza dos sons das manhãs ensolaradas de inverno.

Na confusão da semana, mal temos tempo de ouvir quem está do lado, que dizer dos esguelados Bem- te -Vis!

Mas o ar está seco demais por aqui...e nem tudo que brilha é ouro!

Basta sair um pouquinho da cidade que ao retornar já percebemos a diferença gritante entre o ar daqui e o de fora.

E as mucosas ressecam e o cansaço bate forte!

E dessa vez até os Bem -te- Vis estão sofrendo...

Não foi difícil perceber um fenômeno interessante hoje pela manhã.

Bastou um pouco de observação.

Havia um Bem -te Vi disfônico na soleira da janela, quase uma gagueira pigarreante no seu canto!

Desafinava no timbre e na impostação da voz, e não conseguia concluir o seu fraseado musical. Parecia cansado.

E o companheiro que respondia ao seu canto, de repente...ficou mudo!

Acho que não reconheceu a voz do amigo, para continuar na sinfonia matinal!

Talvez achem que estou ficcionando, mas de fato ocorreu o fenômeno.

Tempos alarmantes esses nossos, em que até o canto dos pássaros se cala em decorrência da queda da umidade relativa do ar e aumento da concentração de poluentes da inversão térmica.

Que pena!

Entre os arranhacéus de concreto, os últimos resquícios de vida e poesia também agonizam por aqui...

A cada canto que se cala a vida morre um pouquinho...

Nota do autor:

Eu me impressionei tanto com a diferença do canto de hoje que fui pesquisar.

O canto do BEM-TE-VI geralmente é tirssilábico, imitando a onomatopéia das tres palavras.

Mas pode também ser dissilábico ou monossilábico.

Deve ser o que ocorreu hoje. Um canto monossilábico!

Um canto lacônico, portanto.

De qualquer forma, não consta em lugar algum que o seu canto possa ser gago... pigarreante ou mesmo rouco!