"VAMOS USAR DROGAS ?"

Declaração de estudantes de Tijucas, prováveis usuárias de tóxicos.

Droga faz a gente viajar? Faz. Faz a gente fluir? Faz. Faz a gente sonhar? Também faz. Então o negócio é curtir.

E quando você quiser parar, você pára. Certo?... Errado. Completamente errado.

Talvez não se lembre, mas esta foi uma forte campanha anti-drogas nas escolas e na TV. E o que faz alguém cair no mundo dos tóxicos? Tudo, cada ponto na vida de um drogado contribui para que ele sustente o vício. Carinho é fundamental, conversa é fundamental, um bom olhar de cumplicidade é fundamental. Saber deixar a vontade é fundamental. Ter uma boa base familiar, amigos, gostos e passatempos que acrescentem e realmente ocupem o tempo, é fundamental. Todavia a modernidade nos obriga a esquecer muitos destes quesitos. O tempo corre alucinado nos deixando mais alucinados ainda. Não podemos mais conversar sobre nossos problemas, desabafar coisas bobas, mas, essenciais, não vamos mais a lugar algum sem o intuito de cumprir fortes objetivos... Isso é evolução? Não, isso é perdição! Estamos nos perdendo, sem noção, sem ação, e a sensação é nostálgica, de coisas que não sentimos faz muito tempo. Quem mais perde é a juventude, pois sem a personalidade ainda bem formada, a classe se torna mais vulnerável, propícia a este refúgio onde encontram conforto chamado droga.

Ninguém vê mais, tipos como Carmem Miranda, Rita Lee ou Wandérlea cantando. O que nos obriga a ver funkeiras rebolativas, semi-nuas, e cantoras que nada cantam, mas sabem ser sexy e tem um corpo bonito... Logo influência as meninas a não terem infância. Meninas de 8, 9 anos com celular, uma bolsa portando pertences, roupas bem decotadas, e salto alto. Isso para falar na infância, imaginem na adolescência. E jovens carentes, sem atenção buscam chamar esta necessária atenção por meio de destaque, de coisas novas realizadas no meio em que vive... Usar drogas é um ótimo caminho! Para começar, nada melhor do que a escola, e acreditem, temos usuários de drogas em Tijucas. Adolescentes cursando o ensino fundamental e médio que utilizam drogas... Até mesmo certa vez, há um ano, vinha andando nas pegadas de um grupo de meninas que deveriam ter em média de 15 a 17 anos, estudantes, trajavam o uniforme do colégio, e sem notar minha presença uma delas empolgada consultou o relógio e convidou: “Eu tenho um tempinho ainda, vamos usar drogas?” Parei, para não fazer qualquer ruído, outra garota respondeu: “Pode ser, tu tem alguma coisa?” Então eu perguntei em caráter investigativo, surpreendendo-as: “Vocês tem alguma coisa pra me vender?” A primeira menina respondeu, falando baixo, expressão de receio: “Não, a gente não vende, só usa.” A terceira menina até então calada, disse: “Mas tem várias pessoas que estudam com a gente que vende, queres?” Eu disse que não, as outras meninas trocaram olhares de repreensão e apressaram o passo para um lugar escondido a fim de se utilizarem de tóxicos que uma delas portava. Já as vi mais algumas vezes, porém, bem mais cuidadosas com as palavras. Estas garotas freqüentavam uma sala de aula, e levavam essa droga para a sala de aula, e provavelmente para mais alguém na dentro da escola. Muitos não conhecem drogas até entrarem na faculdade, mas segundo pesquisa do Instituto Nacional Antidrogas: de cada 5 universitários, um já fez uso recente de droga, e 70% dos que ficam dependentes não conseguem se livrar. Em nosso estado infelizmente não é diferente.

Também muito conhecidas e temidas são as drogas “Boa Noite Cinderela”

drogas do estupro ou rape drugs, são geralmente o GHB (ácido gama-hidroxibutírico), a Ketamina (Special K) e o Rohypnol (Flunitrazepam). Esse conjunto de drogas possui a característica de atacar o sistema nervoso central, provocando amnésia nas pessoas durante o período de intoxicação. Essas drogas são bastante perigosas quando combinadas com o álcool, gerando grandes períodos de total inconsciência. O Boa Noite Cinderela pode ser bastante perigoso, já que existem inúmeros casos de roubo e violência sexual provocados por meio da droga. A situação mais comum é a de uma pessoa de boa aparência e boa fala que tenta se aproximar da vítima, geralmente em boates e bares, oferecendo uma bebida que já contêm a droga dissolvida. A vítima ingere a droga, perde a consciência e quase sempre é roubada ou violentada sexualmente.

As drogas, num todo é quase sempre um caminho sem volta, então pense bem, e ao pensar em começar procure ajuda, não é nada de mais. A mais, será se você for em frente, mais um corpo, mais uma morte, mais uma vida que nunca viveu.

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 04/07/2008
Código do texto: T1064210
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.