Livro de História 
 
Domingo, logo após o almoço, Maria é surpreendida com a visita de um homem aparentemente ébrio que chama ao portão. Ela pede para sua filha atendê- lo. Mas ele insiste em falar com ela. Então  vai ao encontro dele. E ele pede algo inusitado:
- Por favor preciso de algo para eu ler! Me dê algum livro de História, do Brasil ou do Mundo.
Maria retorna à sala e escolhe o seu melhor livro didático do Ensino Médio, e na ocasião seu marido a questiona:
- Você vai dar esse mesmo? Parece tão bom!
O que ela responde:
- Qual será meu galardão em doar algo ruim, ou que não preciso mais?
Entrega o livro ao rapaz, e pergunta o seu nome, e de onde ele é:
Ele pensa, olha em seus olhos e calmamente responde:
- Eu me chamo Moisés, sou de Belém!
Maria indaga a demora da resposta, insinuando uma possivel mentira. Então ele retira da mala, uma carteira de identidade e mostra a ela. Não parecia o mesmo... O que Maria prefere ignorar... Questiona - o se fez  faculdade.
- Direito, por isso meu fascínio por História!
Depois ele pede uma chinela; mostra os pés descalços, alegando que a sua fora furtada. No que Maria não pode ajudá- lo.
Maria pergunta se ele já almoçou. Neste instante seu marido a repreende.  E Moisés diz baixinho: “Seu marido está com ciúmes”!
Maria entra na casa mais uma vez, prepara uma marmita e pega cinco reais e entrega ao rapaz. Que agradece em outra língua  E em seguida faz um pedido:
- Quero que leia esta frase, colocando o dedo em cima. O livro aberto no conteúdo: O iluminismo e as mulheres, o parágrafo que ressalta a luta da mulher pela justiça e a liberdade. Maria lê rápido e em voz baixa: Moisés, olha para o marido de Maria que o espreita da garagem e diz : “ o que acabastes de lê, se aplica a você em seu contexto familiar. Em seguida, fecha o livro e sai a passos largos...