GRAFFITI - FILHO AMADO - CAPÍTULO 5

GRAFFITI

FILHO AMADO – capítulo V

Nas folhas anteriores, tudo que havia passado com Murilo e Deise estava desenhado, como se tivessem escrito juntos a continuação da estória, como Delano tinha falado. Se o avô visse aquilo, certamente descobriria tudo. Ela tratou de recolher todas as folhas e deixou tudo como estava antes de toda aquela aventura. Depois, voltou para o quarto e tentou dormir. O que demorou um pouco, pois ela estava muito excitada com tudo, mas o cansaço venceu a excitação e ela adormeceu.

Quando acordou, o relógio despertador marcava onze em quinze da manhã. Deise levantou-se assustada e correu até o estúdio. Delano estava lá, trabalhando. Deise parou em pé na porta, olhando para ele aflita.

- Bom dia, princesa! – ele falou, ao vê-la. – Dormiu bastante, hein? Esqueceu do nosso passeio até?

- Acho que eu não dormi direto... Só peguei no sono... de madrugada... ela falou, aproximando-se dele. – O que você está fazendo?

- Continuando “Graffiti”, o que mais? Acho que o mocinho desistiu de bloquear minha imaginação.

- Posso ler?

- Não, agora você vai comer alguma coisa. São mais de onze horas da manhã e você não comeu nada desde ontem. Hora de almoçar! Vem.

Delano cobriu a prancheta, passou o braço em volta de seu ombro e desceu com ela.

À mesa do almoço, Deise quase não comeu nada. Sua mente estava com Murilo, lá no atelier.

- Não está com fome? - Delano perguntou.

- Não...

- Está sentindo alguma coisa?

- Não, estou bem... Cris...

- O que é?

- Como era meu pai?

Delano ficou sério de repente. O assunto não parecia ser bem vindo.

- Por quê? Você nunca se interessou por isso. Nunca perguntou...

- Porque eu tinha medo de te magoar, mas eu queria saber como ele era. Sempre tive essa curiosidade. Ainda mais quando a tia Cora falava que ele era um adolescente como eu...

Delano pensou por um momento e ficou olhando para o garfo em sua mão.

- Ele era justamente isso, Deise, um adolescente normal, cheio... de sonhos, como você.

- Eu me pareço com ele?

O desenhista demorou a responder.

- Não... Você se parece com sua mãe.

- Por que você não teve outros filhos?

- Porque sua avó morreu quando... o Murilo tinha cinco anos e...

- Você tinha só vinte e cinco. Por que não se casou novamente?

- Não queria dar uma madrasta pra ele, nem me envolver com mais ninguém. Mas isso não é assunto para se discutir na hora do almoço, Deise. Vamos dar aquele passeio agora, pra fazer digestão?

Ele se levantou, colocou os pratos sobre a pia e foi apanhar o casaco. Deise o seguiu e foram andar pela praia. Andaram por algum tempo em silêncio e Deise arriscou continuar o assunto:

- Por que meu pai não se casou com minha mãe? – ela insistiu.

- Ela tinha só quinze anos. Era filha de um comerciante muito rico. Murilo e ela namoravam escondido... dele e de mim.

- E por que você não queria o namoro?

- Eu não queria vê-lo amarrado a ninguém tão cedo. Ele era muito jovem, muito inteligente... tão bom desenhista quanto... eu. Tinha um futuro brilhante... Depois... Algum tempo depois ele ficou muito doente e ao levá-lo ao médico, descobrimos que ele tinha... câncer. Leucemia...

- Mais um motivo para deixá-lo ser feliz enquanto podia.

Delano calou-se e parou, olhando para o mar.

- Ele foi feliz enquanto pode... Até você nascer.

Os olhos dele encheram-se de água. Deise abraçou-se a ele, sentindo crescer ainda mais o carinho que tinha pelo avô.

- Vamos dar uma volta pela cidade? – ele perguntou, enxugando o rosto e tentando espantar a depressão. – Preciso comprar mais folhas pra continuar a estória e depois podemos visitar o museu de arte, que tal?

- Eu adoraria! - ela disse com um sorriso.

Deise resolveu que não tocaria mais em assuntos tristes com Delano naquele dia. Não queria que o avô sofresse.

Passearam a tarde inteira e voltaram para casa quase ao anoitecer, cansados, mas felizes.

- Vou fazer alguma coisa pra gente comer, ela falou, indo para a cozinha.

- Milagre! Você na cozinha?

- Hoje é um dia especial.

- Ok. Vou tomar um banho.

Quando ele entrou no banheiro, Deise colocou rapidamente o macarrão no fogo e correu para o estúdio. Olhou para os desenhos na prancheta, mas não viu Murilo. Havia apenas três homens conversando sobre ele. Planejavam contra ele e diziam que acabariam com o rapaz ainda naquela tarde.

Deise ficou aflita. Tinha que avisar Murilo, mas lembrou-se da panela e voltou para a cozinha.

Quando Delano saiu do banho, tudo estava pronto sobre a mesa e a macarronada cheirava bem.

- Que cheirinho de fome! – ele disse, sentando-se à mesa.

Ela sentou-se à sua frente e ficou observando-o servir-se, depois arriscou.

- Cris, o que vai acontecer com o... personagem principal de ... “Graffiti”?

Ele olhou para ela e sorriu.

- Você está muito interessada no rapazinho, não é?

- Quero saber o final dessa sua estorinha. Ele vai morrer também?

Delano respirou fundo enquanto mastigava outra garfada do macarrão.

- Não sei... O que você acha?

- Acho que... ele deveria viver.

- É só um personagem, Deise. Não é um ser humano. Tanto faz se eu o mato ou não. Os leitores gostam de finais trágicos muito mais do que de finais felizes. Isso vende, sabia? Não estamos mais em época de happy ends. Eu escrevo realidade.

- Mas ele me parece ser especial. Você até disse que ele apareceu em sonho pra você.

- Porque ele faz parte da minha imaginação, filha. Todas as minhas ideias geralmente surgem assim. Ele é fruto da minha imaginação, como todos os outros personagens que eu criei. Tenho um editor já interessado na estória e ele quer o final do jeito que eu planejei.

- Você já vendeu a estória?

- Já.

- Mas não pode! – ela falou, levantando-se aflita.

- Por que não, Deise? É disso que eu vivo. O que deu em você?

- Eu... quero essa estória pra mim, Cris!

Delano ficou olhando para a neta com uma ruga na testa, abismado.

- Você tem tomado sol demais na cabeça. Vá pra cama. Durma muito essa noite. Vai te fazer bem.

- Mas, Cris...

- Vá pra cama, Deise! – ele falou enérgico.

A moça não teve outro jeito senão obedecer. Foi para o quarto, jogando-se na cama. Chorando.

Na cozinha, Delano ficou pensativo, tentando imaginar o que teria feito sua neta ficar tão estranha em relação a uma simples estória em quadrinhos.

Ajeitou tudo na cozinha e foi para o atelier. Reviu todos os desenhos, mas não conseguiu achar nada de estranho, nada que pudesse ser diferente de tudo que ele já havia escrito ou desenhado, a não ser aquela sensação forte de que o personagem principal se comunicava com ele de alguma forma, como se quisesse forçá-lo a fazer suas vontades.

Não conseguiu criar mais nada a não ser outra cena em que o rapaz tentava se comunicar com Forças que poderiam ajudá-lo a livrar-se de seus inimigos. Seria o pedido de Deise influenciando sua mente?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

GRAFFITI

FILHO AMADO - CAPÍTULO 5

OBRIGADA, SENHOR, POR TUDO!

FAZEI DE NÓS INSTRUMENTOS DE VOSSA PAZ!

NÃO PERMITA QUE NOS APARTEMOS DE VÓS

QUE NOSSA SENHORA NOS ABENÇOE

E INTERCEDA POR SEUS FILHOS E FILHAS!

DEUS ABENÇOE A TODOS!

PAZ E BEM!

OBRIGADA PELA VISITA!

Velucy
Enviado por Velucy em 11/10/2020
Código do texto: T7084754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.