De outro mundo: Solemar a terra do sol e do mar-Capítulo 3

Mais sobre os Fandans (capítulo curtinho)

Os fandans não adoecem, nem envelhecem e vivem por muito, mais muito tempo mesmo. Mas não são imortais. Quando já estão com muita idade eles acabam morrendo. Aceitam a morte como parte da existência e não se revoltam, nem ficam tristes com isso. Não há cemitérios em Solemar. Os corpos dos fandans depois de mortos são entregues ao elemento a que pertenceram em vida: água, fogo, ar ou terra, mas antes são cremados, pois eles acreditam que assim voltam a fazer parte do grande universo, onde são todos provenientes de pó de estrelas.

Os mais velhos são muito respeitados na sociedade fandan, eles são considerados poços ambulantes de sabedoria e experiência de vida. Não existe diferença de liberdade e oportunidades entre indivíduos masculinos e femininos em Solemar, todos são igualmente capazes dentro de suas particularidades, porque afinal ninguém é igual ao outro. Na escola básica é ensinado o principal, aquilo que todos devem saber. Então eles partem pra escola profissional, onde vão aprender apenas o que gostam e/ou ciências que têm afinidade e que vão fazer parte de sua futura profissão. Todas as profissões são consideradas de igual importância em Solemar, pois todos os fandans têm a consciência que são uma grande equipe de diferentes talentos em prol de um bem comum: seu povo e sua terra. Os fandans amam a natureza que é bastante exuberante na ilha. Seus animais de estimação são gatos e cachorros, um costume que herdaram dos humanos. Mas não existem pássaros enjaulados em gaiolas em Solemar. Os animais vivem livres na natureza e não são usados para trabalhos forçados de maneira nenhuma..