CONIVÊNCIA

Conivência

Não posso ser conivente

respaldando o que não creio

mesmo que seja fovente

devo ir além desse anseio.

(Muitas vezes devemos transcender ao fugaz, todavia sedutor, desejo de deixar a nossa consciência ser aliciada pela conveniência da ilicitude, quando essa vem em nosso proveito, ou atende aos nossos interesses. Sempre há um caminho digno que podemos tomar, sem sermos um estorvo, sem colocarmos empecilhos ou dificultarmos o caminho do outro. Há miríades de outros caminhos que podem evitar confrontos, dissabores, desilusões, decepções. Não precisamos ocupar o espaço do outro. Há espaço, há lugar para todos. O mundo é grande. As possibilidades são infinitas. Não vamos ficar na finitude, não vamos delimitar as nossas aspirações acreditando egoisticamente que o lugar do outro deveria ser ocupado por nós. Que cada um tenha o seu espaço e que cada um respeite o espaço do outro. Esse é o modelo ideal de sociedade.)

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 31/05/2016
Código do texto: T5652557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.