DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: DÊ SAL PRIMEIRO ÀS VACAS GORDAS

Moacir José Sales Medrado[1]

INTRODUÇÃO

 

A floresta, majestosa e misteriosa, é uma das maravilhas naturais do nosso planeta. Ela desempenha um papel fundamental na regulação do clima, na purificação da água e na proteção da biodiversidade. No entanto, à primeira vista, a relação entre a floresta e o ditado popular "Dê sal primeiro às vacas gordas" pode parecer distante. Neste texto, exploraremos essa conexão intrigante, demonstrando como a preservação das florestas é fundamental para garantir a saúde de nosso planeta, assim como cuidar das vacas gordas antes das magras era uma prática sensata no passado.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A expressão "Dê sal primeiro às vacas gordas" tem origens antigas, quando os criadores de gado priorizavam a alimentação das vacas mais saudáveis e robustas com sal, um recurso escasso na época. Eles faziam isso porque as vacas gordas eram consideradas um investimento valioso, e ao cuidar delas primeiro, garantiam a prosperidade de todo o rebanho.

 

De maneira semelhante, as florestas representam as "vacas gordas" de nosso ecossistema natural. Elas abrigam uma vasta variedade de espécies de plantas e animais, muitas das quais desempenham papéis cruciais na manutenção do equilíbrio ecológico. As florestas regulam o clima, ajudam a evitar a erosão do solo e mantêm a biodiversidade. São como o núcleo da vida em nosso planeta.

 

No entanto, assim como no ditado, frequentemente negligenciamos a importância das florestas. A exploração madeireira descontrolada, a expansão agrícola e o desmatamento ameaçam as florestas em todo o mundo. Essas ações equivalem a dar "sal" às vacas magras antes das gordas, prejudicando o elemento mais valioso e vital de nosso meio ambiente.

 

CONCLUSÃO

 

A metáfora do ditado "Dê sal primeiro às vacas gordas" nos lembra da importância de priorizar a preservação das florestas e da natureza em geral. Assim como era sensato cuidar das vacas gordas primeiro para garantir o sucesso a longo prazo do rebanho, é sábio proteger e restaurar nossas florestas, assegurando que continuem a desempenhar seu papel vital na manutenção da vida na Terra.

 

Portanto, ao refletir sobre esse ditado em relação às florestas, somos lembrados de que devemos valorizar e proteger nossos ecossistemas naturais mais ricos, garantindo um futuro sustentável para as gerações vindouras e preservando a saúde de nosso planeta. Como na antiguidade, é priorizando o cuidado das "vacas gordas" que podemos assegurar a prosperidade de todo o nosso "rebanho" global.

 


[1] Engenheiro Agrònomo (UFCE), Doutor em Agricultura (ESALQ/USP), Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM/SEPLAN – Ministério da Agricultura), Pesquisador Sênior em Agrofloresta (EMBRAPA – aposentado)