DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

A floresta, com sua complexidade e resiliência, pode ser associada de maneira perspicaz ao ditado popular "Depois da tempestade vem a bonança". Embora essas duas ideias possam parecer distintas à primeira vista, uma análise mais profunda revela uma ligação profunda entre o ciclo da natureza e a sabedoria contida nesse adágio.

 

A expressão "Depois da tempestade vem a bonança" é uma metáfora que enfatiza a ideia de que, após enfrentarmos momentos difíceis e adversidades, eventualmente, chega um período de tranquilidade e prosperidade. É uma observação da natureza cíclica da vida, onde as tormentas são seguidas por tempos mais serenos.

 

Da mesma forma, a floresta experimenta seu próprio ciclo de tempestades e bonanças. As tempestades na floresta podem ser interpretadas como incêndios, pragas, desmatamento e outros desafios naturais e humanos. Essas adversidades podem parecer devastadoras à primeira vista, destruindo vastas áreas da floresta e ameaçando a vida que ali habita. No entanto, a natureza tem uma incrível capacidade de se recuperar e regenerar.

 

Após uma tempestade na floresta, seja ela causada por um incêndio florestal ou outros fatores, gradualmente emerge a bonança. A natureza trabalha incansavelmente para se recuperar, e as sementes, as mudas e as plantas resilientes começam a brotar. A vida selvagem retorna, e a floresta, de alguma forma, se torna ainda mais diversificada e resistente do que antes. Esse é o ciclo de renovação da floresta, uma manifestação da verdade contida no ditado popular.

 

A relação entre a floresta e o ditado "Depois da tempestade vem a bonança" é um lembrete poderoso de que a natureza, incluindo a natureza humana, é intrinsecamente resiliente. Assim como a floresta supera tempestades e adversidades para eventualmente prosperar, também nós, como sociedade, enfrentamos desafios e crises, mas com determinação e cooperação, podemos emergir delas mais fortes e preparados para um futuro melhor.

 

A floresta, com sua capacidade de regeneração, também nos inspira a preservar e proteger esse ecossistema valioso. Ela demonstra que, mesmo quando enfrentamos dificuldades, há esperança e a possibilidade de um amanhã mais luminoso. Portanto, assim como a floresta resiste às tempestades, devemos aprender com sua resiliência e trabalhar para criar nossa própria bonança, tanto na natureza quanto em nossas vidas.

 


[1] Engenheiro Agrônomo (UFCE), Doutor em Agricultura (ESALQ/USP), Especialista em Planejamento Agricola (SUDAM/SEPLAN – Ministério da Agricultura), Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (EMBRAPA – aposentado)