DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "A COBRA VAI FUMAR"NA FLORESTA

 

Moacir José Sales Medrado[1]

 

Nas densas entranhas das florestas, onde a vida se desdobra em uma sinfonia de formas e cores, um ditado popular ecoa com um significado peculiar: "A cobra vai fumar." À primeira vista, essa expressão pode parecer estranha quando associada a um ambiente repleto de árvores, folhas e criaturas silvestres. No entanto, quando mergulhamos mais profundamente nesse ecossistema, essa frase se revela como uma metáfora rica em lições sobre a natureza e a harmonia que a envolve.

 

"A cobra vai fumar" é um ditado popular que tradicionalmente denota uma situação iminente de conflito ou tensão. Entretanto, quando aplicado à floresta, essa expressão pode ser interpretada de maneira mais sutil, mas igualmente significativa.

 

Uma floresta, com sua complexidade intrincada, é um ecossistema onde cada elemento tem um papel específico a desempenhar. As árvores fornecem abrigo a uma infinidade de seres vivos, desde pássaros até pequenos mamíferos, e os ciclos naturais da vida e da morte são regidos por uma dança silenciosa e perfeita. Quando a interferência humana ocorre sem a devida consideração, perturbando esse equilíbrio delicado, a "cobra" do desequilíbrio começa a se manifestar.

 

Em outras palavras, "a cobra vai fumar" na floresta quando ações prejudiciais, como o desmatamento descontrolado, a poluição e a exploração indiscriminada de recursos, perturbam o delicado equilíbrio do ecossistema florestal. Os impactos se espalham como ondas em um lago tranquilo, afetando não apenas a flora e a fauna locais, mas também o clima global, a qualidade do solo e os recursos hídricos.

 

A sabedoria desse ditado, quando aplicada à floresta, é um lembrete poderoso da responsabilidade que temos como guardiões da natureza. Ele nos instiga a refletir sobre nossas ações e a considerar as consequências de nossas escolhas, lembrando-nos de que perturbando a harmonia da floresta, estamos acendendo uma fogueira de problemas que podem ser difíceis de conter.

 

Em resumo, o ditado popular "A cobra vai fumar" assume um novo significado quando aplicado à floresta. Ele nos lembra da importância de agir com responsabilidade e respeito pela natureza, evitando práticas que poderiam desencadear consequências desastrosas para os ecossistemas naturais. Portanto, ao nos aventurarmos na floresta, façamos desse ditado um lembrete constante de nossa responsabilidade em preservar a beleza e a vitalidade da natureza.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais