CAVALO DADO NÃO SE OLHA OS DENTES

"A Floresta é um Presente: Cavalo Dado Não se Olha os Dentes"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Cavalo Dado Não se Olha os Dentes" pode ser aplicado ao valor intrínseco das florestas, destacando a importância de reconhecer e aproveitar os recursos naturais que nos são oferecidos sem questionamentos. Neste artigo, exploraremos a conexão entre a floresta e esse provérbio, ressaltando como o cuidado e a preservação das florestas são fundamentais para garantir a continuidade dos benefícios que elas nos proporcionam.

 

DESENVOLVIMENTO

As florestas são presentes da natureza, repletas de biodiversidade e recursos valiosos. Quando recebemos esse presente, como no caso de um cavalo, não devemos analisar minuciosamente os seus "dentes" (características ou valor intrínseco), mas sim reconhecer e apreciar sua grandeza e utilidade.

 

Assim como um cavalo dado, a floresta nos presenteia com uma variedade de serviços ecossistêmicos. Ela atua como um importante regulador climático, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a manutenção da qualidade do ar. Além disso, as florestas são fontes de água, ajudando a regular o ciclo hidrológico e fornecendo recursos hídricos essenciais para o abastecimento de rios e lençóis freáticos.

 

A floresta também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade, abrigando uma ampla variedade de espécies vegetais e animais. Ela fornece habitats naturais e corredores ecológicos, promovendo a interação entre diferentes organismos e contribuindo para a estabilidade dos ecossistemas. Além disso, muitas plantas medicinais e recursos naturais valiosos são encontrados nas florestas, fornecendo benefícios econômicos e culturais para as comunidades humanas.

 

Contudo, é importante lembrar que um presente, como a floresta, demanda cuidado e responsabilidade. Assim como um cavalo dado, precisamos zelar pela saúde e bem-estar da floresta, garantindo sua conservação e sustentabilidade.

 

A pressão humana sobre as florestas, incluindo o desmatamento, a exploração descontrolada de recursos naturais e a poluição, pode comprometer a vitalidade e a capacidade de regeneração desses ecossistemas. O provérbio nos alerta para a importância de valorizar e preservar o presente que recebemos, adotando práticas de manejo sustentável e promovendo a conscientização sobre a importância das florestas.

 

CONCLUSÃO

A floresta é um presente valioso e generoso. O ditado popular "Cavalo Dado Não se Olha os Dentes" nos lembra da importância de apreciar e preservar as florestas, reconhecendo os benefícios que elas nos proporcionam. Devemos adotar uma abordagem responsável, promovendo a conservação, a restauração e o uso sustentável das florestas, garantindo que as gerações presentes e futuras possam desfrutar dos múltiplos serviços ecossistêmicos que esses preciosos ecossistemas nos oferecem.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.