DIZEI-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS

Moacir José Sales Medrado[1]

"Dizei-me com Quem Andas e Eu Te Direi Quem És: A Importância da Convivência com a Natureza para a Construção de uma Identidade Sustentável"

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Dizei-me com Quem Andas e Eu Te Direi Quem És" nos faz refletir sobre a influência do ambiente e das pessoas ao nosso redor na formação da nossa identidade. Neste texto, abordaremos a importância de estabelecer uma conexão significativa com a natureza e a floresta, reconhecendo o papel essencial desse relacionamento na construção de uma consciência e comportamento sustentáveis.

 

DESENVOLVIMENTO

A natureza e a floresta nos oferecem muito mais do que paisagens deslumbrantes. Elas são berços de vida, abrigando uma rica diversidade de seres vivos e fornecendo inúmeros benefícios para o equilíbrio do planeta e o bem-estar humano. Ao nos envolvermos com a natureza e nos conectarmos com a floresta, somos capazes de desenvolver uma consciência ambiental mais profunda e uma identidade sustentável.

 

Quando escolhemos passar nosso tempo em meio à natureza, aprendemos a apreciar sua beleza e a reconhecer a importância de sua preservação. A convivência com árvores, animais, rios e montanhas nos ensina sobre a interdependência dos seres vivos e a necessidade de respeitar e cuidar do meio ambiente. Essa convivência nos transforma, despertando uma maior consciência sobre nossas próprias ações e seu impacto no planeta.

 

Além disso, ao nos envolvermos com a natureza, também entramos em contato com comunidades e indivíduos que compartilham do mesmo interesse e preocupação pela conservação ambiental. Essas pessoas se tornam nossos companheiros de jornada, influenciando positivamente nossas atitudes e comportamentos. Ao andar com aqueles que valorizam e respeitam a natureza, absorvemos esses valores e tendemos a adotar práticas mais sustentáveis em nossa vida cotidiana.

 

A conexão com a natureza também nos proporciona oportunidades de aprender com os ecossistemas florestais. As florestas são sistemas complexos, nos quais cada organismo desempenha um papel fundamental. Observar a interação entre as diferentes espécies e os ciclos naturais nos ensina sobre a importância da diversidade e do equilíbrio na construção de comunidades saudáveis e sustentáveis.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Dizei-me com Quem Andas e Eu Te Direi Quem És" nos convida a refletir sobre a importância da convivência com a natureza e a floresta na construção de uma identidade sustentável. Ao estabelecermos uma conexão significativa com a natureza, desenvolvemos uma consciência ambiental mais profunda, influenciando positivamente nossas atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente. Por isso, é fundamental passar tempo em meio à natureza, compartilhar experiências com pessoas que valorizam a preservação ambiental e aprender com os ecossistemas florestais. Dessa forma, contribuiremos para a construção de um futuro mais sustentável e harmonioso com o nosso planeta.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.