DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL : "MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE DOIS VOANDO"

MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE DOIS VOANDO

"O Valor da Presença: A Sabedoria da Floresta"

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando" nos convida a refletir sobre o valor daquilo que temos em mãos, em contraste com o desejo de obter algo mais. Neste texto, vamos explorar como a sabedoria da floresta nos ensina sobre a importância de apreciar e valorizar o que já temos, em vez de buscar constantemente por algo mais.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta, com sua diversidade de plantas, animais e ecossistemas, é um exemplo de equilíbrio e interdependência. Cada elemento desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e da harmonia do ambiente. Os pássaros, em particular, têm um papel importante na polinização das flores e na dispersão de sementes, contribuindo para a reprodução e a regeneração da floresta.

 

Na floresta, podemos observar a importância da presença e da valorização do que está ao nosso alcance. Assim como é melhor ter um pássaro na mão do que correr atrás de dois que estão voando, também é importante reconhecer e aproveitar as oportunidades e as bênçãos que já estão presentes em nossas vidas. O pássaro na mão representa a certeza e a segurança do que temos em nosso domínio, enquanto os pássaros voando simbolizam as possibilidades incertas e as ilusões de algo que pode nunca ser alcançado.

 

A floresta nos ensina a ser gratos pelo que temos e a aproveitar plenamente as oportunidades que se apresentam diante de nós. Em vez de buscar constantemente por mais, devemos aprender a valorizar e a cuidar daquilo que já possuímos. Ao fazer isso, podemos cultivar um senso de contentamento e apreciação, encontrando satisfação naquilo que já está ao nosso alcance.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando" nos lembra sobre a importância de valorizar e apreciar o que já temos. A sabedoria da floresta nos ensina a encontrar alegria e satisfação no presente, em vez de nos perdermos na busca incessante por algo mais. Que possamos aprender com a natureza, cultivando uma atitude de gratidão e contentamento, e reconhecendo que o que está ao nosso alcance pode ser verdadeiramente valioso. Assim, poderemos desfrutar plenamente dos pássaros que temos em nossas mãos, encontrando significado e felicidade nas pequenas e preciosas coisas da vida.

 

(1) Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.