DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER"

O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER

"A Visão Clara da Floresta: O Pior Cego é Aquele que Não Quer Ver"

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

O provérbio popular "O Pior Cego é Aquele que Não Quer Ver" ressalta a importância de estar disposto a enxergar a realidade e enfrentar a verdade, mesmo que seja desconfortável. Neste artigo, exploraremos a relação entre esse provérbio e a floresta, destacando a necessidade de reconhecer os desafios enfrentados pelas florestas e agir em prol de sua preservação.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um dos ecossistemas mais impactados pelas atividades humanas, como o desmatamento, a exploração intensiva de recursos naturais e as mudanças climáticas. Ignorar esses problemas é como ser cego para as consequências devastadoras que podem ocorrer.

 

O provérbio nos lembra que a ignorância e a negação dos problemas não os tornam menos reais. Ao contrário, a falta de consciência e a recusa em enfrentar a verdade podem agravar ainda mais a situação. Devemos ter a coragem de encarar os desafios enfrentados pelas florestas e tomar medidas para protegê-las.

 

A destruição das florestas tem implicações diretas na biodiversidade, na qualidade do ar, na regulação do clima e na sustentabilidade dos recursos naturais. Ao fechar os olhos para essas questões, estamos comprometendo o futuro não apenas das florestas, mas também das comunidades humanas que dependem dos serviços ecossistêmicos que elas oferecem.

 

É fundamental promover a conscientização e a educação sobre a importância das florestas, incentivando a participação ativa na sua conservação. Somente quando estivermos dispostos a enfrentar a realidade e reconhecer os problemas, poderemos buscar soluções efetivas.

 

A proteção das florestas requer a implementação de políticas de conservação, a adoção de práticas de manejo sustentável, o estabelecimento de áreas protegidas e o envolvimento das comunidades locais. Devemos trabalhar em conjunto para promover a restauração de áreas degradadas, combater o desmatamento ilegal e promover o uso sustentável dos recursos florestais.

 

CONCLUSÃO

O provérbio "O Pior Cego é Aquele que Não Quer Ver" destaca a importância de encarar a realidade e agir diante dos desafios enfrentados pelas florestas. Devemos estar dispostos a reconhecer as ameaças que as florestas enfrentam e trabalhar em prol de sua preservação. Ao enfrentar os problemas de frente, podemos promover a conscientização, buscar soluções efetivas e garantir a sustentabilidade das florestas para as gerações presentes e futuras. Somente através de uma visão clara e uma ação responsável poderemos evitar a cegueira diante das questões críticas que afetam as florestas e garantir sua sobrevivência.

 

REFERÊNCIAS

MARGULIS, S. Mudança do clima : tudo que você queria e não queri saber. / Sergio Margulis. Rio de Janeiro : Konrad Adenauer Stiftung. 2020. 180 p. ISBN 978-65-990084-9-8. Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/portaleducacaoambiental/sites/201/2021/06/liv_clima_digital_v02.pdf  Acessado em 01 de agosto de 2023 American Behavioral Scientist57(6) 691–698© 2013 SAGE PublicationsReprints and permissions:sagepub.com/journalsPermissions.nav DOI: 10.1177/0002764213477097 

 

(14) (PDF) Climate Change Skepticism and Denial: An Introduction. Available from: https://www.researchgate.net/publication/274306932_Climate_Change_Skepticism_and_Denial_An_Introduction#fullTextFileContent  Acessado em 02 de agosto de 2023.

COOK, J. (2020). Deconstructing Climate Science Denial. In Holmes, D. & Richardson, L. M. (Eds.) Edward Elgar Research Handbook in Communicating Climate Change. Cheltenham: Edward Elgar. https://www.climatechangecommunication.org/wp-ontent/uploads/2020/11/Cook_2020_deconstructing_denial.pdf   

 

(1)Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais