DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS"

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS

"Os Rastros Esquecidos: Uma Jornada pelas Trilhas da Floresta"

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

A origem desta expressão, deste ditado, é desconhecida, mas há uma lenda que conta que Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus Cristo, se enforcou numa árvore depois de arrepender-se do seu pecado. Quando encontraram o seu corpo, estava descalço e as suas botas nunca foram encontradas.

 

Por isso, o ditado popular "Onde Judas perdeu as botas" nos remete a um lugar remoto e desconhecido, distante das rotas comuns. Neste texto, embarcaremos em uma jornada pela floresta, explorando seus cantos mais secretos e desvendando os mistérios e belezas que se escondem onde poucos ousam ir.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um lugar de infinitas surpresas e mistérios. Seus caminhos sinuosos e densos revelam paisagens deslumbrantes e uma vida abundante. Porém, há locais na floresta que permanecem praticamente intocados, afastados das trilhas percorridas por muitos. Esses são os lugares onde Judas perdeu as botas, um dito popular que nos leva a pensar em regiões distantes e desconhecidas.

 

Através de uma caminhada pela floresta, podemos explorar essas áreas remotas e descobrir um mundo oculto de beleza e mistério. É nas profundezas da floresta que encontramos paisagens intocadas, rios cristalinos, espécies raras e uma diversidade de vida selvagem que surpreende e encanta. São esses lugares onde Judas perdeu as botas que nos presenteiam com uma conexão profunda com a natureza, longe das distrações e agitações da vida moderna.

 

Além disso, a expressão "onde Judas perdeu as botas" também pode ser interpretada como um local de isolamento e solidão. Na floresta, encontramos áreas tranquilas e serenas, onde podemos nos afastar do barulho e da agitação do mundo exterior. Esses são os lugares perfeitos para encontrar paz, refletir e reconectar com nós mesmos.

 

CONCLUSÃO

A expressão "onde Judas perdeu as botas" nos convida a explorar os recantos mais profundos da floresta, onde a natureza revela sua essência mais pura e intocada. Ao embarcar nessa jornada, descobrimos paisagens exuberantes, espécies raras e a serenidade que só a floresta pode oferecer. Que possamos nos aventurar por esses caminhos desconhecidos, desvendando os segredos e encantos que se escondem onde poucos ousam ir. Na busca por essas terras remotas, encontramos não apenas a natureza em sua forma mais selvagem, mas também a oportunidade de nos reconectar com nós mesmos e encontrar a tranquilidade que tanto buscamos.

 

(1) Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais