DITADOS POPULARES SOB A VISÃO DA FLORESTA: "PAU QUE NASCE TORTO MORRE TORTO"

PAU QUE NASCE TORTO MORRE TORTO

“Desafiando o Destino: Quem Nasce Torto Pode Encontrar o Caminho Certo”

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Quem Nasce Torto Morre Torto" sugere que as pessoas não podem mudar suas características ou comportamentos ao longo da vida. Neste artigo, exploraremos a relação entre esse ditado e a floresta, enfatizando a importância da resiliência e da capacidade de adaptação, tanto para as árvores tortas quanto para os indivíduos, na busca por um caminho correto e positivo.

 

DESENVOLVIMENTO

Na natureza, podemos encontrar árvores que nascem com formas tortas devido a diversos fatores, como competição por luz solar, ventos fortes ou limitações do solo. Embora essas árvores possam ter uma aparência diferente, isso não significa que sua vida seja condenada à tortuosidade. De fato, as árvores têm uma notável capacidade de adaptação e resiliência.

 

As árvores tortas podem desenvolver estratégias únicas para sobreviver e prosperar em seus ambientes desafiadores. Elas podem se inclinar em direção à luz solar para maximizar a fotossíntese ou fortalecer suas raízes para resistir aos ventos fortes. Essas adaptações permitem que as árvores continuem crescendo e se desenvolvendo, buscando seu caminho para a luz e a vitalidade.

 

Da mesma forma, o ditado popular também pode ser aplicado aos indivíduos. Todos nascemos com características e predisposições únicas, mas isso não significa que estamos fadados a permanecer inalterados ao longo da vida. Assim como as árvores tortas, podemos desenvolver habilidades e estratégias para superar desafios e encontrar o caminho certo em nossas vidas.

 

O apoio da família, da comunidade e a busca por autodesenvolvimento são essenciais para ajudar os indivíduos a superarem as dificuldades iniciais e mudar o rumo de suas vidas. Com determinação e esforço, podemos aprender com nossos erros, buscar novas oportunidades e traçar caminhos mais positivos para o futuro.

 

CONCLUSÃO

"Quem Nasce Torto Morre Torto" pode ser um ditado popular, mas não é uma sentença definitiva. Assim como as árvores tortas na floresta encontram maneiras de prosperar e buscar a luz, os indivíduos também têm a capacidade de se adaptar, aprender e crescer ao longo da vida. Devemos lembrar que não estamos presos às nossas características iniciais, mas sim, temos a oportunidade de desafiar o destino e encontrar o caminho certo, buscando a resiliência, o crescimento pessoal e o autodesenvolvimento. Cada um de nós tem o poder de moldar seu próprio destino e buscar uma vida plena e significativa.

 

(1) Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrònomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA - Medrado e Consultores Agroflorestais Associados.