QUEM SABE FAZ.... NÃO PEDE AOS OUTROS... E...

Idéias novas... e economia garantida...

Atuando numa empresa siderúrgica no ES, na execução de uma fábrica de Laminação de chapas de aço carbono... fui o engenheiro responsável pela empresa contratada para a fiscalização de uma empresa de origem italiana que atua em todo o mundo com sua equipe de profissionais com especialização em suas áreas de execução e a maioria já na melhor idade, com grande experiência... e portanto muito mais difíceis de serem obedientes as normas atualizadas, bem como tentam utilizar tudo aquilo que aprenderam através dos tempos e nos primórdios em que eram bem mais jovens...

Contudo alguns que vieram com bom conhecimento, tive um ótimo relacionamento, pois ouviam e assim pudemos trocar nossas experiências, mas devido alguns menos compreensivos tive alguns problemas pessoais e de tal forma que impuseram a minha saída desse contrato...

Como todos os dias tinha que deixar o meu veículo no estacionamento e pegar uma carona para à área interna onde não era tão perto... e assim um dos diretores do meu cliente intermediário que eram donos do projeto desse trabalho, me dava carona e assim trocávamos idéias de como andava o nosso trabalho, claro que devido os meus problemas com tais profissionais dava a minha visão de que talvez em breve teria eu que sair desse contrato, devido as exigências do meu colega de trabalho que como fiscal o contrato atrelado a sua diretoria, poderiam decidir de trocar qualquer profissional...

- Fique tranquilo, amigo... estou pensando em tê-lo conosco, mas deixem eles demitirem que eu te trago para nossa equipe e eles terão de obedecer tudo que tens para implantar e implementar!!!

- Obrigado!!!

Assim fiquei mais tranquilo e continuei fazendo o meu serviço com o mesmo elã de fazer o certo, não me importando de perder o emprego e aquilo tornou muito mais um dever do que apenas um trabalho...

Tal profissional que buscou me eliminar, conseguiu um excelente motivo pois a nossa empresa que prestava serviços estava sem receber e com o atraso, nosso diretor esteve presente na obra...

- Dr. Só pago a fatura atrasada se V. Sa. retirar o seu fiscal da área da Qualidade, pois ele tem nos causado problemas técnicos, e não conseguimos andar com a obra!!!

Claro que tal diretor veio conversar comigo, para saber qual o motivo real que estava deixando os técnicos parados da equipe de execução e dai expliquei que eles enquanto não tivessem o procedimento de como executar não poderiam iniciar seus serviços, pois tais procedimentos já estavam em sua mesa e quem os executou para que tal obra ocorresse eram meus particulares, mas que exigiam alguns ensaios de radiografia em todas as juntas soldadas e isso onerava em 12 milhões de dólares...

E como tal empresa não conhecia seus serviços, não tinham orçado tais custos...

- Caramba!!! Então é isso... a sua saída é para economizar os 12 milhões de dólares??? Até eu queria você fora desse empreendimento... me desculpe mas é muito dinheiro...

- Sim, mas fique tranquilo... pois já estive com o Cliente final e eles mesmos querem tais ensaios ou algum ensaio que garanta tal qualidade das juntas soldadas devido a grande pressão, que se fosse numa empresa de Petróleo e Gás seriam 100% radiografadas!!!

- Mas aqui não é uma empresa de Petróleo e Gás... ou tem a ver???

- Claro que tem a ver... a pressão dos gases que circulam em tais vasos são bem maiores que as que circulam nas Refinarias de Petróleo e Gás, pois aqui são 4 vezes maiores, chegam a 400 bar...

- Mas o que tenho que fazer se eles querem a sua saída???

- Fique tranquilo, já tenho vaga no cliente intermediário ou seja o nosso cliente que me convidou e vou ganhar o dobro e vou ser o Fiscal dessa obra e assim posso decidir tudo que será necessário fazer!!!

- Ok.... boa sorte a você e a todos nós... pois imagino quem vai pagar esses 12 milhões vai ficar de cabelos brancos... e os meus estou tingindo!!!

Rimos juntos, pois esse diretor era realmente um profissional da Engenharia de Projetos e tinha excelente bagagem naquilo que estávamos construindo e com certeza tinha me dado apoio até aquele momento e assim passou a exigência de que a empresa italiana pagasse a fatura que eu seria dispensado naquela manhã!!!

Assim na parte da tarde, recolhendo todas as minhas pastas de serviços e demais pertences e me transferindo para a futura sala no nosso Cliente e já com o cargo definido com o dobro de salário...

- Prezado amigo, as 15 horas temos uma reunião na minha sala!!! E o Sr. é o principal convidado, anote em sua agenda e sua secretária já esta ciente!!!

Foi exatamente o meu convite na minha saída da sala desse colega que era quem pagava as contas...

- Mas como na sua sala??? Se te mandei demitir... e o seu Diretor já me informou para que eu pague a fatura... pois já não fazes parte da empresa!!!

- Claro amigo, agradeço a ti para ter me promovido com o dobro de salário e agora sou seu FISCAL DO CONTRATO!!!!

Na reunião com todos os meus novos colegas da Fiscalização, foram dados as informações básicas de que a empresa italiana teria que cumprir daquele momento em diante... e o meu novo diretor... simplesmente disse:-

- O nosso nobre colega que nos dará apoio irrestrito para que essa obra aconteça de forma correta... que se cumpra o que ele quer ou a PORTA É SERVENTIA DA CASA!!!

Aquilo era um "ultimatum" ao nosso colega que teria que cumprir a partir daquela data tudo que eu tentara fazer acontecer, mas agora não era mais um pedido, mas uma ORDEM SUPERIOR DO CLIENTE INTERMEDIÁRIO e exigências do CLIENTE FINAL, que estava presente inclusive com seu representante nessa reunião...

Claro com a minha experiência em Ultra-som fiz uns testes e provei por A + B que utilizando esse método de ultrassionar as soldas evitaria de ter que retirar o pessoal da área de trabalho e executar inclusive após o resfriamento das juntas o ensaio não destrutivo de Ultra-som de tal forma que se houvesse algum reparo se efetuava imediatamente e liberava a junta corrigida e em condições de teste de pressão...

Aquilo não apenas custa 1/10 do custo da equipe de radiografia e ainda teríamos a liberação da área que era restrita devido ao balizamento e impedimento de circulação de pessoas na área de radiação enquanto se fazia a radiografia...

Aprendi que temos que mostrar nossos conhecimentos e convencer nosso cliente das nossas capacidades técnicas e assim dar credibilidade a aquilo que executamos e podemos garantir a qualidade de nossos serviços, sejam executados por brasileiros ou por italianos, mas a qualidade será sempre excelente e sem problemas...

Durante tais trabalhos, o antigo antagonistas já sem base e sem condições de atuar condignamente no contrato, ia aos bares e voltava ébrio ao canteiro e um dia inclusive caiu e se machucou, mas eu não poderia jamais demiti-lo ou sugerir que a empresa o demitisse, pois daria a impressão de retaliação devido a sua interferência a minha saída de sua empresa...

Mas a vigilância do posto de guarda me informou várias vezes que ele entrava dirigindo seu veículo e embrigado, quando então solicitei que fizesse o bafômetro que existia para os demais colaboradores, e ele não deixava de ser um colaborador mesmo com grau de diretor de obras...

Foi assim flagrado e simplesmente informado a sua empresa que o mesmo não poderia entrar mais no recinto da área do contrato e que o mesmo só poderia atuar no projeto desse empreendimento fora da área de trabalho...

Assim novo Diretor de Obras foi contratado e a quem dei as sugestões que foram aceitas prontamente e obtivemos êxito em todo o trabalho, e terminamos no prazo contratual, pois atuamos sem radiografia durante as noites e quando era estritamente necessário efetuávamos nos fins de semana em que todos eram liberados para o seu descanso semanal...

Iniciei tal contrato e ainda fui guindado pelo cliente final para encerramento do Data Book deste evento, ficando assim durante toda a duração da obra atuando numa prestadora de serviços, guindado para a empresa intermediária dona do projeto e finalmente atuando com o Cliente final e dar a minha contribuição e gastando apenas 1 milhão e 200 mil dólares nos ensaios não destrutivos que eu sugeri e substitui e ainda aprovei todos os ensaios pois fui eu quem sugeriu tais mudanças, essa briga pelos 12 milhões envolvidos e agora já aprovados para serem pagos a quem executou os ensaios, sejam ultra-som ou radiográficos, foi uma outra historia que durou mais 10 anos em que fui inclusive convidado para depor, pois quando sugeri tal ensaio estava nessa empresa sub-contratada, mas quando foi aprovada já era fiscal da empresa intermediária do contrato e do projeto e que tal ideia foi de um funcionário lotado na empresa... e eu não recebi nenhum dólar de tal discussão com envolvimento de advogados e demais conselhos executivos e demais diretores de ambas partes... cliente final, cliente intermediário, empresa executante e sub-empreiteira, onde eu era no inicio desse contrato apenas o Coordenador da Qualidade Assegurada, nada mais, com mais 8 inspetores que até hoje jamais esqueceram de mim com a minha determinação de quem faz correto seu trabalho não deve temer jamais!!!

"Não sou vingativo, pois sou apenas o mentor das idéias, sem bafômetro seria eu quem estaria demitindo nosso colega... mas ele se demitiu!!!"