PROSA DE UMA MOSTRA DE SAÚDE

O poeta construiu perguntas geradoras na forma de uma prosa em síntese criativa

 

Por que a gente se mostra?

Por que a gente quer mostrar?

Por que a Saúde se mostra?

Espontaneamente os participantes deram respostas a estas perguntas chave da vivência.

E a síntese criativa foi se configurando:

O verbo Mostrar nos leva a conjugar os processos de trabalho dos sujeitos em missão. E para além do aparente, a transparência, os resultados potentes do protagonismo dos trabalhadores de saúde. Estratégias e ações da promoção, que se desdobram em trabalhos consequentes, realizados, vivenciados e mostrados.

E assim em síntese, mostrar é apontar caminhos e apresentar – dos objetivos -, o objeto concreto e também subjetivo do trabalho em saúde,que se faz desafio do viver. A missão em labuta determina os encontros apresentam, demonstram, indicam, exibem e revelam o que fazemos e somos... E somamos, compartilhamos nos processos de vida e trabalho.

Expor aos olhos, olhar e ver. Eu me exponho aos teus olhos!

Nós nos expomos pela integralidade dos olhares que convergem, que divergem, que dialogam, que brilham, que se comunicam e que juntos mostram muito mais potência.

Como causa e consequência de todos os olhares, a gente faz e se mostra, que a gente mostra e faz o caminho mais seguro para a paz.

O caminho mais seguro para a paz... você quer saber?

- Sou eu, é você, somos nós!

O caminho mais seguro para a paz, é o abraço que se dá e que troca, que me convoca, que nos convoca, que se faz mostra e que me leva até você!

A síntese se fez em vivência de abraços e olhares de acolher:

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

TODA PAZ QUE HÁ EM MIM

TODA PAZ QUE HÁ EM MIM

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

 

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

TODO AMOR QUE HÁ EM MIM

TODO AMOR QUE HÁ EM MIM

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

 

A Mostra teve como tema neste ano “Experiências na Atenção Primária em Saúde de Fortaleza”, foi marcado pela apresentação de trabalhos, rodas de conversa, videoconferências e mesas redondas abordando as temáticas: Experiências locais de Inovação em Saúde e o poder da prática dos profissionais no território. Durante esse evento, eu tive a oportunidade de conhecer grandes trabalhos de colegas que estão empenhados em promover a humanização e valorização do SUS e que vão muito além do modelo centrado de atendimento, implantando alternativas terapêuticas para os tratamentos.