A BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.

“As nossas cidades são uma malha politica. A agua que bebemos o ar que respiramos a segurança de nossas ruas, a dignidade de nossos pobres, a saúde de nossos idosos, a educação de nossos jovens e a esperança para nossos grupos minoritários tudo esta em estreita ligação com as decisões politicas feitas na Prefeitura, na Capital do Estado ou no Distrito Federal.” *Karl Deutsch, Política e governo.

Durante as ultimas três décadas, os grupos políticos hegemônicos de nosso Município buscaram, de forma destorcida e familiar, muito mais a consagração assistencialista de uma quantidade ainda maior de subservientes, do que suprir do cotidiano da população o convívio com inúmeras mazelas sociais. E assim agravam-se a degradação dos bens públicos, o corporativismo institucional e a exteriorização econômica.

Em que pese o pouco ou quase sumido patrimônio histórico cultural, suas belezas naturais e a privilegiada posição geográfica, por onde passam os que se dirigem a outros Municípios no entorno dos limites de Irituia, que esteve sempre ao reboque dos demais Municípios de parte da Região Nordeste do nosso Estado do Pará, mesmo sendo mais antigo que a maioria.

E não muito raramente, a serviço de interesses que pouco ou quase nada lhe asseguram em beneficio. Um exemplo gritante é o que nos excluiu dos projetos Ceramista, projeto Manacá, projeto da Esmagadora de Dendê e outros perdidos no tempo e na mente de muitos aqui.

Mais que os demais Municípios vizinhos, nossa Cidade necessita ampliar, ordenadamente, sua capacidade de absorção de mão de obra qualificada local e não circo vizinho, tirando dos daqui o que pouco ou quase nada ficou para assistir. Não é o geográfico que elevado, não, é o monetário que não foi empregado em favor da sociedade ou em prol do geográfico. Para tanto, dispomos de áreas e infraestrutura capazes de atrair indústrias, estabelecimentos comerciais e até investimento na ampliação dos que já estão aqui, não podemos esquecer o impulso agropecuário que Irituia pode ter para melhoria do rebanho e aumento de produtividade.

É no turismo, porém, hoje, que investem os grandes administradores públicos. Principalmente a Cidade oferece, além de uma vantajosa posição geográfica, boas estradas federais, belezas naturais e culturais capazes de atrair gente de todos os quadrantes em busca de lazer, descanso ou novas perspectivas para negócios.

A Cidade de Irituia, outrora, Nossa Senhora da Piedade do Rio Irituia, berço inicial da história do Nordeste Paraense, possui seus dotes. Cabe a aquém o Povo delegou a incumbência das transformações sociais, cultivar a coragem e a ousadia para mudar essa face cruel e horrenda, e fazer brotar, em cada consciência cidadã da nossa Cidade, o compromisso com a luta permanente até conseguirmos mudar.

Buscando na parceria com todos os cidadãos Irituiense os meios para promovermos compartilhadamente e gradativamente, as transformações que o tempo não nos permitirá retardar.

Rogo a todos, pois, que façamos da PANDEMIA, nossa razão maior de melhor cuidarmos de Irituia, respeitando as regras governamentais como adequação de alguns costumes social e não imposição pessoal de governo, não vá olhar o GOVERNO como pessoa, e sim sua constitucionalidade. IRITUIA, paixão maior do nosso povo, razão primeira da dedicação de cada morador urbano e rural.

DOMINGOS INACIO.

DOMINGOS INÁCIO
Enviado por DOMINGOS INÁCIO em 08/02/2021
Código do texto: T7179689
Classificação de conteúdo: seguro