NOSSO FLORIDO CHÃO

Brasil, nossa linda terra, nosso amado chão, de vales verdes e montes floridos, de cachoeiras, de lagos, de grandes represas e de imensas florestas, de solo fértil, de muitos rios serenos, mansos e de grandes corredeiras.

As flores silvestres, lindas e perfumadas, de cores mil, de múltiplos tamanhos e de muitas espécies, e de muitos aromas, que enfeitam nossos vales e nossos montes, exalando seus doces e suaves perfumes, que atraem abelhas, borboletas e muitos pássaros, de tamanhos e cores diversas.

Flores fortes e resistentes que não precisam ser molhadas, pois sobrevivem com os serenos das madrugadas, sobrevivem com as gotas do orvalho da noite e cada região do país têm espécies variadas. Elas se habituam, também, em nossos jardins, dando um ar exótico entre as demais plantas e flores.

Existem milhares dessas maravilhosas flores, como exemplos citarei algumas:

Allium, alpina rosa e alpina purpurata, amarílis, anêmona, angélica que tem um aroma muito agradável, antúrio, astromélia, ou lírio peruano, boca de leão, bouvardia, celosis, centáurea, cerejeira, chuva de prata e copo de leite.

Genistra ou giesta, gérbera, girassol, gloriosa, goivo, Iris, jacinto e outras mil…

Este é o nosso florido Brasil, nossa terra, de um gigantesco tamanho, que cabe em cada coração de seus habitantes, de muitos climas, características diversas… em um único país...

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 01/03/2017
Reeditado em 01/03/2017
Código do texto: T5927015
Classificação de conteúdo: seguro