SOBRE MALAS E LEITURA...
Li, acho que aqui mesmo, na grande rede, o texto “ler deveria ser proibido”, com o qual concordo plenamente. Ler é um perigo. Nos deixa sempre de malas prontas para uma viagem que nunca termina.
Em cada estação (leia-se leitura) encontramos novos motivos para continuar esta maravilhosa aventura do conhecimento, que nunca se completa e se apresenta sempre novo e fascinante aos nossos olhos curiosos.
Ler é perigoso, tira-nos da ignorância. Arranca a venda de nossos olhos, aponta caminhos, desvenda caminhos, cria possibilidades. Ler é se arriscar por caminhos sem volta. É alargar horizontes. Desbravar a nebulosa floresta do entendimento.
A relação com a leitura é intensa. Você gosta ou não. Não há meio termo. Quem ler descobre novas formas de ver o mundo. De viver a vida. De relacionar-se com o outro.
A leitura alimenta a alma. Desenvolve a capacidade de sonhar, mostra um jeito novo de olharmos para nós mesmos e o outro, perceber as estrelas, sentir o vento, saborear os frutos da fantasia.
Ler da fome. Fome de verdade, de saber. Fome de querer transformar o mundo em algo mais bonito e justo. Fome de devorar, mesmo que crua, a realidade, ruminar suas chagas e só então digerir o que é importante para nosso crescimento espiritual.
Ler nos ensina que aprender é tarefa que nunca termina. Que viver é uma aventura que só vale a pena se for vivida com paixão. Que os sonhos são elementos essenciais em nossa constituição...
Ler é, realmente, muito perigoso. Lendo aprendemos a enxergar com olhos que pensam e quem pensa está sempre de malas prontas para seguir a interminável viagem em busca de seus sonhos...
Este texto faz parte do Exercício Criativo - De Malas Prontas. Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/malas.htm