AS TENTAÇÕES DE CRISTO

Ouçamos o evangelho:

Enquanto Cristo esteve na terra, sua missão mais importante foi nos apresentar o Pai.

Um deus exige cultos, reverências, sacrifícios, cerimônias e obediência absoluta. São exigentes demais, submissão é a forma de obtermos seus benefícios e proteção, são superiores a nós e de matéria diferente.

O carpinteiro de Nazaré horizontalizou essa relação, negou Deus e/ou divinizou o homem. O fato é que nos colocou em outro patamar: Fomos apresentados ao nosso Pai celestial, as relações passaram a ser outras.

Quando, no episódio da tentação, o diabo denuncia essa missão de Cristo, toda as suas investidas foram no sentido de perverter a revelação. Se tu és filho de Deus.

-Tu és filho de Deus? Então você não pode passar necessidade, aflição, enfermidades e etc. Nada que sobrevenha aos comuns pode vir a você, és especial, superior, um príncipe, filho do dono do mundo, transforma essas pedras em pão!

Cristo respondeu, ser filho de Deus significa que ele, Deus, será sempre o pão verdadeiro e a vida real é ter fé, amor e esperança no coração, não tem nada a ver com bens ou benefícios materiais.

-Se tu és filho de Deus, faça um espetáculo, chame atenção para sua fé, faça da sua religiosidade um show, para que todos vejam quem realmente você é. Se lance do telhado do templo, anjos virão e te ajudarão, e serás um grande líder religioso, um padre, pastor, bispo ou até mesmo um papa, com isso poderás ajudar as pessoas a irem para Deus.

- Isso é uma aberração, me daria poder religioso, facilmente teria pessoas submetidas a mim, me admirando e obedecendo, eu provocaria/tentaria a ira de Deus.

-Antes de ir embora vou te mostrar a política, com este poder você poderá construir o reino de Deus na terra, ajudar a desenvolver a fé monoteísta.

-Você não entende nada das coisas de Deus, religião e política nunca devem ser misturados, saia de perto de mim, canalha-enganador!

-Vou embora, mas juro, pela minha maldita vida que teus futuros seguidores irão cair em cada uma dessas tentações, e saiu o diabo furioso.

Jesus ficou muito triste, por que sabia que ele iria ter êxito, vieram os anjos do céu e o consolaram, nem todos iriam sucumbir a essas tentações.