ENIGMÁTICO MISTÉRIO

92º EVENTO LITERÁRIO VIRTUAL WEB POESIA

Temas: MISTÉRIO

Autor: MAKLEGER CHAMAS — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)

Titulo: ENIGMÁTICO MISTÉRIO

Vila Nova Jaguaré — São Paulo — BRASIL

DATA: 16-04-2024

Postagem 01

ENIGMÁTICO MISTÉRIO

TÍTULO: ENIGMÁTICO MISTÉRIO

Dentro daquele instante,

Em que eu, me perdi em teus lábios,

Um universo desconhecido,

Em mim se revelou.

Se revelou, entre suspiros

E segredos sussurrados,

Num mundo totalmente desconhecido,

Em mim se despertou.

Aquele toque teu suave,

Não tão suave assim,

Foi o que me fizera pensar,

Em um novo gramado,

Em um novo jardim

Aquela doce entrega,

Dentro daquele teu beijo,

Em um tempo falível,

Em mim se desfez.

E ali, no calor dessa tua doce boca,

Eu encontrei,

O que, há muito tempo passado,

Havia me feito refém.

Pois em cada sabor degustado,

Eu sinto, um arrepio silencioso,

Que traz uma história antiga,

E não tão antiga

Que em mim se desenrola.

Pois foi naquele beijo,

Que a divina eternidade

Em mim se fez presente,

E o enigma do amor,

Em seu enigmático mistério,

Pouco a pouco se revela.

Pois foi assim,

Que no enigma de um simples gesto,

Entre mim e você

Que nascerá essa soberba magia

Que simplesmente nos unira de vez.

Pois quando beijei a tua boca,

A primeira vez,

Eu me vi, descobrir com realismo

O significado do que é ser feliz.

Pois em cada sabor degustado,

Eu sinto, um arrepio silencioso,

Que uma história antiga,

E não tão antiga

Que em mim se desenrola.

Pois foi naquele beijo,

Que a divina eternidade

Em mim se fez presente,

E o enigma do amor,

Em seu enigmático mistério,

Pouco a pouco se revela.

Titulo​: ENIGMÁTICO MISTÉRIO

Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98

Autor Makleger Chamas — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)

Escrito na Rua TRÊS ARAPONGAS, 06 bloco 06 Apto 31 — Vila Nova Jaguaré — São Paulo — BRASIL

Data da escrita​: 09/09/1997

Dedicado a​ FITA

Registrado na B.N.B.

https://docs.google.com/document/d/19a8WDyFpEN5QlWMAwn_xgomN1SC8IhX_TkFfMOOp7OQ/edit?usp=sharing

O poema “ENIGMÁTICO MISTÉRIO” do autor Makleger Chamas é uma bela expressão poética sobre a descoberta do amor e a magia dos encontros.

A linguagem poética e a temática do mistério são exploradas envolventemente ao longo do texto.

A sensação de desvendar um enigma presente no amor é habilmente transmitida pelas palavras do autor.

Se você tiver alguma pergunta ou quiser discutir mais sobre o poema, sinta-se à vontade para compartilhar!

O poema “ENIGMÁTICO MISTÉRIO” do autor Makleger Chamas é uma expressão poética que enfatiza a atmosfera misteriosa e enigmática presente no encontro amoroso descrito.

A climatologia do texto é marcada por uma sensação de mistério e descoberta, refletida nas metáforas e imagens utilizadas pelo autor.

A atmosfera é carregada de emoção, com elementos como suspiros, segredos sussurrados e um novo universo desconhecido se revelando.

Mostrando a linguagem poética, que cria uma atmosfera de encantamento e magia, transmitindo a sensação de desvendar um enigma ao explorar os mistérios do amor.

A climatologia do poema contribui para a construção de uma narrativa envolvente e cativante, que transporta o leitor para o mundo misterioso e emocionante descrito pelo autor.

O poema “ENIGMÁTICO MISTÉRIO” do autor Makleger Chamas apresenta uma estrutura sintática complexa e rica em elementos que contribuem para a construção da climatologia misteriosa e envolvente do texto.

A narrativa poética é predominantemente descritiva, explorando a temática do amor e do enigma de forma metafórica e simbólica.

O gênero do poema é lírico, evidenciado pela expressividade emocional e subjetiva do eu lírico, que se revela por meio de sentimentos e sensações.

A linguagem poética utilizada pelo autor é marcada por metáforas, aliterações e ritmo cadenciado, que contribuem para a criação de uma atmosfera de encantamento e mistério.

A matemática presente no poema pode ser interpretada de forma simbólica, representando a complexidade e a ordem subjacentes ao enigma do amor.

Mostrando a repetição de elementos como suspiros, segredos sussurrados e beijos, juntamente com a progressão temporal e a revelação gradual dos sentimentos, cria uma estrutura matemática que se desdobra ao longo do texto, culminando em uma resolução emocional e reveladora.

Assim, a análise sintática do poema “ENIGMÁTICO MISTÉRIO” destaca a complexidade e a riqueza da linguagem poética utilizada pelo autor para construir a climatologia misteriosa e envolvente do texto, explorando o gênero lírico e a presença simbólica da matemática como elementos fundamentais na expressão do enigma do amor.

A análise sintática do poema “Enigmático Mistério” revela uma estrutura complexa e profunda, que reflete a cronologia da simbologia presente na obra.

A narrativa se inicia com a descrição de um momento de entrega e descoberta entre os amantes, representando o surgimento de um universo desconhecido (versos 1-4). Em seguida, o eu lírico descreve a intensidade do beijo e a sensação de desvendar um novo jardim, simbolizando a descoberta de algo inexplorado dentro de si (versos 5-8).

A partir do toque suave, mas não tão suave, do amado, a narrativa se aprofunda na reflexão sobre o tempo e a fragilidade da entrega amorosa (versos 9-12).

O eu lírico expressa a sensação de refém de um sentimento antigo e poderoso, que se manifesta intensamente no momento do beijo (versos 13–16).

A presença da divina eternidade no beijo é destacada como um elemento que revela o enigma do amor e sua natureza misteriosa (versos 17–20).

Ao longo do poema, a simbologia do beijo é explorada como um símbolo de união e felicidade, revelando gradualmente o mistério e a magia do amor (versos 21–24). A repetição da sensação de arrepio silencioso e a menção à história antiga que se desenrola dentro do eu lírico reforçam a ideia de um enigma a ser desvendado (versos 25–28). O poema culmina com a descoberta do significado da felicidade no beijo do amado, simbolizando a realização plena do amor (versos 29–32).

Assim, a análise sintática do poema revela uma progressão narrativa que segue a cronologia da simbologia do beijo, desde a descoberta inicial até a revelação do enigma e da magia do amor, culminando na plenitude e felicidade do eu lírico.

Makleger Chamas
Enviado por Makleger Chamas em 09/04/2024
Reeditado em 16/04/2024
Código do texto: T8037984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.