Fui...

O vento sopra bordões todos os dias.

Uma fila se forma

Contornando o meu jardim;

Quando tudo voa,

Não importando o quão distante se possa ir

O pensamento segue como acompanhante...

E logo ele retorna das suas andanças

Como um adoçante

No frenesi das rosas,

Trazendo você para mim;

Transformando tudo o que toca em amor

E outras formas de lembranças...

https://www.youtube.com/watch?v=CMvsgOmMseM

Sakyamuni

Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia da vida e da morte.

embora seja cedo, estou saindo de férias e agradecendo a companhia dos queridos Recantistas vou deixando aqui o desejo de festejar um ano inteiramente novo com muita felicidade, desejando a todos boas festas e um Feliz Natal.

https://www.youtube.com/watch?v=EdQXUth8qXw

A miséria não necessita de nenhum talento, qualquer um pode consegui-la. A felicidade precisa de talentos, gênio, criatividade. Somente as pessoas criativas são felizes.Crie um jardim, deixe-o florescer e alguma coisa florescerá em você. Crie uma pintura e algo começa a crescer em você com o crescimento da pintura. Quando a pintura chega ao fim, enquanto você está dando os últimos retoques na pintura, você verá que você não é mais a mesma pessoa. Você está dando os últimos retoques para algo que é muito novo em você. Escreva um poema, cante uma canção, dance uma dança e veja: você começa a ficar feliz.

A existência apenas lhe deu uma oportunidade de ser criativo: a vida é uma oportunidade de ser criativo. A pessoa estúpida precisa de alguém para comandá-la, porque ela não possui nenhuma inteligência para viver por si própria. Ela quer alguém para dirigi-la; ela procura e busca seus próprios tiranos. A pessoa inteligente é rebelde. Inteligência é rebelião. A pessoa inteligente decide por si própria se diz sim ou não.

Mas lembre-se, por inteligência não quero dizer intelectualidade. Intelectualidade é parte da estupidez.

Inteligência é um fenômeno totalmente diferente, ela não tem nada a ver com a cabeça. Inteligência é algo que vem de seu próprio centro. Ela brota em você e com ela muitas coisas começam a crescer em você. Você se torna feliz, você se torna criativo, você se torna rebelde, você se torna aventureiro, você começa a amar a insegurança, você começa a se mover para o desconhecido. Você começa a viver perigosamente porque essa é a única maneira de viver. Para as pessoas estúpidas existem super avenidas onde as multidões se movimentam. E por séculos e séculos elas têm estado se movimentando, indo a lugar nenhum, girando em círculos. Assim você tem o conforto de que você está com muitas pessoas, você não está só.

Imagine que a sua vida é uma longa caminhada onde você é obrigado a utilizar óculos para enxergar por onde anda. As lentes destes óculos são a sua mentalidade, a forma como você compreende o mundo a sua volta. Se você não utilizar as lentes corretas a sua visão de mundo será distorcida e embaçada. Você terá dificuldades para tomar decisões. Não enxergará os perigos e as oportunidades pelo caminho.

A sua visão de mundo depende dos seus conhecimentos, experiências, valores e crenças. Tudo isso formam as lentes que você utilizará para enxergar a vida. São lentes únicas. Cada pessoa constrói a sua. O problema é que nem sempre as lentes que você construiu estão preparadas para fazer você enxergar as oportunidades e os perigos na caminhada que te conduzirá ao sucesso. Já imaginou e você estiver utilizando lentes que estão te levando para caminhos contrários?

Todos estão diante da mesma realidade. A verdade é uma só. Se cada pessoa utiliza lentes diferentes e estas lentes distorcem a realidade podemos compreender que nem todo mundo está enxergando os mesmos caminhos, os mesmos perigos e oportunidades.

As lentes que você utilizou para chegar onde chegou podem não ser as mesmas que conduzirão você por novos caminhos. Estar aberto para trocar a maneira como você enxerga a realidade é um sinal de maturidade. As lentes que você utiliza o fazem enxergar um copo meio cheio ou meio vazio? Tudo que faz parte da sua realidade se assemelha a este copo. A vida que você leva hoje poderia ser este copo. A sua vida pessoal e familiar poderiam ser este copo. As oportunidades que surgem na vida são exatamente como este copo. Duas pessoas diante da mesma oportunidade podem enxergar duas coisas totalmente diferentes. Uma verá apenas a parte vazia e ainda se lamentará, ficará desmotivada e sem vontade de agir. Outra pessoa, com uma lente ajustada, verá a parte cheia do copo e enxergará a parte vazia como uma oportunidade.

O copo é o mesmo, da mesma forma que as oportunidades são as mesmas. A maneira como você enxerga o copo e as oportunidades depende da sua visão de mundo, gerada por suas lentes construídas com seus conhecimentos, valores, crenças e experiências.

Uma lâmina bem afiada pode destruir uma vida nas mãos de um criminoso ou pode salvar uma vida nas mãos de um médico. O mesmo vale para o dinheiro. Nas mãos de um traficante de drogas o dinheiro pode disseminar a destruição de uma comunidade. Nas mãos de um empreendedor o dinheiro pode gerar negócios, empregos e trazer prosperidade para um bairro.

Só existe uma maneira de combater os efeitos negativos de opiniões que limitam sua vida. Essa maneira é buscando informações verdadeiras para substituir falsas crenças. É assim que transformamos crenças em conhecimentos.

Exemplo Pessoal: troquei as lentes e perdi 15 kg

Faz dois meses que mudei minhas “lentes” (opiniões, crenças e valores) sobre minha alimentação. Buscando a verdade eu consegui trocar as crenças que tinha sobre alimentação por conhecimentos sobre alimentação.

Foi uma simples troca de crenças que me fez perder 15 kg em apenas 60 dias. Uma coisa abstrata e intangível que habitava minha mente se materializou em uma grande mudança física. As lentes que eu estava utilizando não eram compatíveis com o meu objetivo de atingir o peso ideal e ter uma alimentação equilibrada.

Troquei as lentes que me conduziam para a obesidade por lentes que ainda estão me conduzindo para um peso saudável, peso este que será atingido nos próximos meses.

Sempre digo que a educação transforma as pessoas, pois vivencio isto na minha vida todos os dias. Quanto mais conhecimento, mais claro fica o caminho, menos crenças limitam seu crescimento, mais fácil se tornar enxergar as oportunidades. Existem muitas áreas do conhecimento que você pode explorar para crescer na vida.

Se você não gosta muito de estudar isso deveria ser a primeira limitação mental a ser eliminada da sua vida. Agora reflita sobre você:

Da mesma forma que uma mudança nas minhas crenças proporcionou uma drástica alteração na minha condição física, certamente existem crenças dentro de você que limitam os resultados que você está colhendo na sua vida pessoal.

Osho/Leandro Ávila