A vida real de Poetas, Escritores e Artistas no Brasil

Aprendi muito cedo a observar e gostar de escritores, poetas , artistas, pintores, dançarinas, escultores e artesãos... Ainda vi palhaços e Programas de auditório nos Clubes Grêmio e até no Riachuelo Futebol Clube além dos Festivais do Pantanal que recebeu até cantores do Chile e outros cantores do Brasil...

Óbvio, era o que eu via nas Revistas, ouvia no rádio pois minha cidade ainda não tinha captação de televisão e via nos cinemas, palhaços em circos e jovens estudantes e professores que faziam peças de teatro.

Muitos imaginavam e ainda hoje pensam numa vida encantada, prazeres, muita riqueza e conforto na vida pessoal dos artistas, cantores escritores etc...

Pensar que aqueles artistas eram privilegiados, era um enorme engano, pois a maioria são pessoas simples, precisam trabalhar como operários, ferroviários, pescadores, peões, garis, professores, estivadores etc...Para sobreviver e ter o pão 🍞 de cada dia.

As pessoas ricas, podiam e podem fazer disso um hobby chique , podem escrever tranquilas e pagar uma Editora e até pagar empresas de alto nível para tratar os seus escritos fazer correções técnicas e fazer todo um lindo trabalho e até introduzir seu produto no mercado e divulgar em grandes mídias TV, redes sociais etc... felizes delas! Que Deus as ajudem em suas farturas, se justas e dignas de fato!

Porém os escritores de origem da classe trabalhadora e sem recursos, precisam seguir um longo percurso para publicar seus textos e até tentar editar um livro com tudo que tecnicamente é necessário para isso. Na cidade de Corumbá o escritor Benedito CG Lima é um exemplo e grande lição de solidariedade , de defesa da arte e literatura no país e estado, mesmo trabalhando como professor buscava arranjar tempo e até hoje luta pelos escritores e faz seu trabalho de forma brilhante ,tentando abrir espaço em Editoras e instituições para permitir que escritores da classe trabalhadora e gente bem humilde possa participar de edições COLETIVAS como foi Antologia dos Poetas de Corumbá e Modernidade Literária a primeira Editada no Rio de Janeiro e a segunda no Rio Grande do Sul. Além de atividades de estímulo a arte da literatura e outras.

Agora em Campo Grande MS vemos o Projeto do empresário Ronaldo Balla e seus parceiros da Stampi Art ao lado do seu trabalho, dedicando um tempo para ajudar a divulgar sem custo para os poetas e escritores suas obras e mostrar a sociedade quem escreve, faz poesias, artes e ainda divulga os pontos turísticos de nosso estado. São iniciativas individuais e privadas lindas e generosas com essa parte esquecida de nossos escritores e poetas...

Eu tive uma grande decepção ao procurar alguns Secretários de Cultura e depois de muito chá de cadeira, decidi não procurar mais os políticos da cultura, além do mais nunca busquei lei Rouanet ou incentivo público no Brasil para publicar meus livros, pois há um grande constrangimento e perseguição aos escritores e artistas que buscam esse meio legítimo para produzir arte ou publicar um trabalho, vemos agressões políticas absurdas aos artistas e escritores, o que acho absurdo.

Acabei juntando dinheiro do meu salário de servidor e operário para publicar meus livros e no Congresso Nacional tive apoio do escritor e professor Edson Cardoso para realizar e publicar seis livros separatas de meus Projetos, Trabalhos públicos. Entre 2000/2002., Durante breve passagem pelo mandato onde lutei por teses a favor do povo e país. Sai impressionado com o volume de gente eleitas para defenderem Privilégios e favorecer mega milionários e seus projetos de grupos elitistas. Poucos defendendo teses para o povo e bem estar social da nação brasileira.

Assim, na realidade vi poetas e outros artistas de meu estado desempregados, alguns passando situações graves de saúde sem plano de saúde ou dinheiro para remédio e até escritores e artistas que desistiram e hoje estão morando na rua ou de favor.

Essa é a realidade de milhares de pessoas , inclusive muitos jovens que renunciam a sua arte, pois vivemos na era do TER e NÃO do ser, por isso vibro com Luan Santana e outros Artistas seja de Funk, Rock, Sertanejo , MPb etc...que conseguem

Fazer sucesso , romperam barreiras e preconceitos e não dependem de se humilhar a políticos da Cultura no Brasil.

Vejo na mídia e até nas redes sociais os discursos de ódio contra a Lei Rouanet e outras tentativas de tornar possível a valorização da Arte, Literatura etc..no Brasil. É muito triste isso.

Para mim a Arte e Literatura deveriam ser mais respeitadas e valorizadas no Brasil e agradeço de coração pessoas como o Benedito CG Lima, Ronaldo Balla e outros escritores e empresários como eles que valorizam a arte, a Literatura de suas regiões e do Brasil. Não pensam só neles, pensam nos outros também. Pensam na 🎭🖼️ Arte, Cultura, Literatura e no país...

Que Deus ilumine estas pessoas sempre.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 03/03/2023
Reeditado em 04/03/2023
Código do texto: T7731641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.