Indiferença

A indiferença nos nossos dias chegou a tal nível de supremacia que contamina todos os órgãos do corpo chamado sociedade. Ela não limita-se a um determinado grupo ou classe social, nem pessoas exclusivamente problemáticas, a indiferença deixou de ser por alguém para ser por tudo. A vida deixou de ser valorizada pelas pessoas que tornam-se criminosos assassinando seus próprios entes superando a brutalidade de por fim a própria vida.

Violência é o que se gera com indiferença, vê-se que a tempos atrás pessoas buscavam refugio contra a violência urbana nas cidades do interior, coisa que hoje não é mais relevante tendo em vista que a indiferença cresceu como um todo atingindo também as cidades do interior que conforme pesquisas recentes (Veja, Isto é, o Globo) tiveram um aumento absurdo de criminalidade e atos violentos.

Indiferença é conseqüência de uma serie de fatores individualistas que cercam nossa sociedade, é interessante observar que ao mesmo tempo que o noticiário provoca curiosidade ele não gera empatia, as pessoas não sofrem pelas outras, ficam espantadas indignadas porem, em todos os seus momentos individuais elas tem seus próprios problemas.

Olhando para o passado podemos recordar ou pesquisar como o ser humano tinha um valor por existir, por respirar, por ser apenas um semelhante do outro, ainda que houvesse

violência ou crimes eles comoviam pessoas a ponto de causar mudanças ou mesmo manter amizades. Uma empresa ao dispensar um funcionário por corte de gastos primeiro teria uma conversa a mesa seguido de recomendações e lamento por ser forçada a dispensar um funcionário, hoje o cidadão chega na empresa trabalha todo o dia e no final de sua jornada recebe a dispensa por meio de um comunicado e isso não é apenas com o funcionário menos importante, todos são dispensáveis, de um faxineiro a um vice-presidente, números é o que nos tornamos.

Pessoas não são mais pessoas, são como na obra de Chaplin (Tempos Modernos), acessórios que podem adequar-se ou não a empresa.

Esse sentimento de indiferença vem tomando formas horrendas devido a centralização do desejo do ser humano em si, o foco é apenas ele mesmo, assim como Narciso que via apenas em si a beleza e a razão de existir as pessoas hoje não olham alem do que pode proporcionar prazer para elas mesmas.

Os valores da sociedade desintegraram-se por que os valores da família estão sendo extintos, olhando apenas para si, cada um busca seu valor tornando a vida a dois uma banalidade de união e separação jamais vistas antes, não há razão para lutar pela sobrevivência de um relacionamento, como já é jargão popular: - Você vai e tem 10 no seu lugar. Frase que repete-se em todos os graus e postos e situações.

A religião também sofre com esse individualismo crescente.

Pessoas são descartáveis, afinal amam mais o pecado que a D´us, é muito mais simples dizer que tal pessoa não se arrepende e não muda do que tentar compreender as razoes de sua não mudança, a indiferença vem do fato de olharem para si e tomarem como exemplo suas próprias qualidades esquecendo da individualidade de cada um em seu ritimo para mudanças.

Certo monge uma vez indagado sobre o que poderia mudar o mundo para melhor, olhou nos olhos do que lhe indagava e sacou de uma cumbuca uma Bíblia, abriu o livro de Mateus no capitulo 5 e acrescentou: Se as pessoas praticarem o que esta escrito aqui, teremos um mundo completamente novo.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mat 5:5)

Podemos avaliar q mansidão das pessoas a nossa volta?

É difícil, a final pessoas não podem engolir um desaforo ou uma situação, isso em qualquer circunstancia.

Jesus antevendo que nosso mundo padeceria de união coloca em cheque aqueles que desejam os céus.

Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;(Mat 5:44).

Se temos hoje um quadro onde existe uma dificuldade real de sacrificar-se pelos amigos, amar os inimigos?

Não termina ai sua advertência mas prossegue dando forma a mais profunda realidade:

para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mat 5:45,46,47,48)

Talvez a religião não fosse tão banalizada se as pessoas que dizem crer em Jesus percebessem que antes de se auto-proclamarem “filhos de D`us” o manual pratico para esse caminho é a perfeição dos sentimentos, onde não há espaço para nenhum tipo de indiferença nem desculpas, “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos”, “para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus”.

A indiferença e o egoísmo é um caminho natural do ser humano, não pode ser natural daqueles que buscam diferenciar-se através da espiritualidade.

E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais?

Ser amigo de pessoas amigáveis, ser presente com os presentes?

A indiferença faz parte de nosso mundo mas não pode fazer parte de nossos corações.

Para meditação recomendo a leitura de Mateus cap 5, Lucas 6, 1 Corintios13