Reflexão de ícones / Iconoclastia

Antes de mais nada deve ser feito uma pergunta:

- O que é um ícone?

- ícone seria aquele no qual toda uma sociedade se espelha.

-Mas, assim não chocaria com o sentido de ídolo?

-Bem, a diferença é que fizemos uma incorporação desta palavra(ícone),

já que seu real significado era ligado à religião, mais especificamente de Igrejas russas, na qual o ícone era a imagem pintada da "Virgem".

Falando em imagens...

Relato de uma indignação

Indigno-me de referências a "Satã" como se fosse o pecado, a malícia.

Veja bem, "Satã" vem do latim e significa: "O oponente".

Uma imagem criada para ser usada de contrapeso.

E, é claro, mais um erro da Igreja.

Assim como estereotiparam o tridente de Zeus como um símbolo do demônio, eles fizeram com Satã.

Não tenho nenhuma afeição pelo Satanismo, até porque eles cultuam o mesmo que execro diariamente: Uma imagem.

-------------------------------------------------------------------

A iconoclastia

O iconoclasta privilegia o lado da rejeição à tradição, a tudo que está estabelecido.

Iconoclasta é aquela pessoa que ataca ícones sociais porque vê o seu reflexo inserido no que critica.

"O iconoclasta não chora, engole o choro. Não vive o luto, vive em luto.

Não aceita, se rejeita.

Não vive a plenitude da incompletude ontológica do ser humano.

Vive a mentira da auto-realização independente.

Dialeticamente, o iconoclasta revela seu compromisso com a coisa negada ao negá-la."