Acerca dos Cartões Governamentais

Vergonha. Eis a palavra que sintetiza com sucesso o momento político brasileiro. Cada vêz mais estou certo de que roubar o dinheiro público no nosso pais é algo banal e corriqueiro. As pessoas já dizem assim, a respeito disso: "Ah, ele roubou?! Hum, e daí? Não vai ser punido mesmo." Pois é, está encurtido na nossa cultura e não causa mais costrangimento ou surpresa a ninguém.

As modalidades para desviar os recursos são diversas e cada vêz mais criativas e audaciosas. Agora, descobriu-se o uso exagerado e exótico dos cartões corporativos. Sim, justamente aqueles utilizados pelos funcionários á serviço do Estado. O problema é que esse uso está sendo feito de modo descontrolado e abusivo. Logo, o que foi criado para economizar as despesas do Governo, terminou se transformando numa fonte inesgotável de irregularidades.

O mais interessante é que todas essas irregularidades estavam expostas na Internet, no tão ovacionado "Portal da Transparência". E, estranhamente, somente esse ano (um ano de eleição) é que foram descobertas por um jornalista. Pois é, meus caros leitores, pior do que os erros escondidos à sete chaves são os erros colocados em cima de uma mesa e, ainda assim, não vistos por ninguém. De fato, são esses os mais perigosos. Roubar o dinheiro público e ao mesmo tempo estar protegido pelo manto da idoneidade, eis aí uma façanha.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 07/04/2008
Reeditado em 07/04/2008
Código do texto: T935443