Reflexões Urbanas - Acerca da Intervenção na Orla de Boa Viagem

Afinal, o que a prefeitura está fazendo na cidade do Recife? Será que ela deseja homogeneizar e mediocrizar os espaços públicos mais importantes da capital pernambucana? Será que a paisagem urbana precisa, de fato, ser alterada a tal ponto que fique quase irreconhecível pelos habitantes e visitantes? São essas as indagações me consomem nesses últimos meses pois me preocupo profundamente com a cidade onde nasci.

Tal como aconteceu no centro da cidade, a avenida Boa Viagem, uma das principais vias do bairro do mesmo nome, está sofrendo uma intensa intervenção urbana. Os técnicos da prefeitura julgaram que as pedras portuguêsas nas cores brancas e cinzas, colocadas com cuidados de artesão no calçadão dessa avenida, não estavam mais na moda. E, portanto, tiveram a "genial" idéia de retirá-las dali e substituí-las por um material bastante esquisito para o local: blocos de concreto pré-moldado (os conhecidos bloquetes).

Alegaram que tal material tem maior durabilidade do que as tradicionais pedras portuguêsas. De acordo com os meus colegas arquitetos e engenheiros de minha convivência, todos concordaram que tais bloquetes não são tão resitentes assim. Afirmaram que com o passar do tempo esse material sofre afudamento do nível do solo original, além de acumularem sujeira nos rejuntes e depois de alguns anos ficarem acinzentados perdendo, por conseguinte, suas cores originais.

E com relação a paisagem urbana, hum... O que posso dizer das consequências? Bom, perdeu-se aquele ar romântico promovido pelas pedras portuguêsas brancas e cinzas. Perdeu-se a interrelação do ambiente construído com o ambiente natural. Perdeu-se os desenhos cuidadosamente colocados nas calçadas, desenhos que remetiam ao mar e à natureza. Enfim, perdeu-se o ar de rusticidade e humanidade que as pedras transmitiam aos transeuntes. Mas vamos lá, prefeitura do Recife, continue intervindo na cidade sem consultar os moradores e os turistas. Vocês estão indo pelo "bom" caminho...

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 15/02/2008
Reeditado em 15/02/2008
Código do texto: T860958