Dar o troco

Há uma dinâmica estranha que permeia algumas interações humanas , onde gestos aparentemente altruístas são tingidos por uma sombra de expectativa e cobrança . É como se a bondade fosse tratada como uma moeda de troca , onde cada favor concedido é visto como uma dívida a ser paga.

Quando fazemos algo de coração aberto , sem esperar nada em troca , o gesto se torna uma expressão genuína de nossa humanidade . Não há cobranças, não há contabilização de favores. É simplesmente um ato de amor , um reflexo da nossa compaixão e generosidade.

Mas , quando os favores são feitos por "obrigação" ou por falta de amor a dinâmica muda completamente . Cria-se um ambiente de ressentimento e cobrança , onde aquele gesto é contabilizado e cobrado no futuro. " Você me deve essa " ecoa a voz da obrigação, obscurecendo a pureza do ato original. Já pensaram nisso? Ainda mais que, se estamos recebendo é por carinho ou por uma ajuda em um momento delicado.

É importante lembrar que a verdadeira bondade não espera recompensa . Ela é espontânea , desinteressada e livre de qualquer expectativa . Que possamos cultivar essa bondade em nossas vidas, fazendo cada gesto com o coração aberto e sem esperar nada em troca . Pois é assim que verdadeiramente transformamos o mundo ao nosso redor.

Se fizer, faça de coração. Se cobrarem, não tem problema, quite essa "divida" agradeça pela ajuda e mantenha os seus princípios e sua integridade nesse mundinho de Deus.

Karina Pigeard
Enviado por Karina Pigeard em 18/04/2024
Código do texto: T8044789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.