"PODIA SER PIOR" - "PODIA TER MORRIDO MAIS GENTE"

E assim por diante, muitos outros "podias" são geralmente usados por muitas pessoas, principalmente comentaristas, repórteres de rádio e televisão quando comentam algum acidente ou fato violento quando, felizmente, os envolvidos não sofreram graves consequências, mas no afã de chamar atenção ou no fervor da emoção do momento, sempre deixam escapar exageros deste tipo, que poderiam ser evitados. Quem estar por fora do lance, ou seja, só assistindo ou ouvindo em sua casa ou escritório, às vezes pode perceber este lapso de comunicação exagerada ou talvez não. Mas isto acontece bastante. Afinal, por exemplo, em lance violento de um jogo de futebol um jogador sofreu pequenas escoriações e no calor da emoção alguns comentaristas logo soltam a "pérola" que poderia ser evitada: "com esta entrada violenta fulano de tal podia ter quebrado a perna", quando se usasse menos emoção e apenas a razão poderia substituir por: "ainda bem que não aconteceu algo pior com esta entrada tão violenta em tal jogador". Melhor, não? Ou então, "com esta batida violenta dos carros podia ter morrido várias pessoas". Substituindo, ficaria então: "Apesar da batida violenta dos carros ninguém se feriu gravemente". E assim por diante. Já dizia o saudoso Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica". Só que, infelizmente, tem muita gente que se trumbica mesmo se comunicando e o que é pior, literalmente, num meio de comunicação.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 14/04/2024
Código do texto: T8041686
Classificação de conteúdo: seguro