Ser ou não ser eclético: eis o desafio

1 - DICIONÁRIO

...............

eclético

(como um adjetivo)

A. - Do ecletismo ou a ele relativo.

B. - Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa.

C. - Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.

(como um substantivo)

D. - Partidário do ecletismo.

"eclético", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/ecl%C3%A9tico.

:::::::::::::::::::::::

2 - A seguir, ASPAS abertas para o portal “SOESCOLA.COM”

//

Eclético: O que é, significado

Publicado em 7 de julho de 2023 por

O que é Eclético?

O termo “eclético” é frequentemente utilizado para descrever algo ou alguém que possui características ou elementos diversos, provenientes de diferentes estilos, correntes ou influências. No contexto da arte, música, moda e até mesmo personalidade, o eclético é aquele que não se limita a um único padrão ou tendência, mas sim busca incorporar diferentes estilos, ideias e referências em sua expressão.

Origem e significado do termo

O termo “eclético” tem origem no grego “eklektikos”, que significa “escolher” ou “selecionar”. A palavra foi utilizada pela primeira vez na filosofia antiga, mais especificamente na escola filosófica conhecida como “ecletismo”. Essa escola surgiu na Grécia Antiga, por volta do século III a.C., e tinha como principal característica a busca pela síntese e harmonia entre diferentes correntes filosóficas.

(...)

Além dos campos da arte, música e moda, o termo “eclético” também pode ser utilizado para descrever a personalidade de uma pessoa. Uma pessoa eclética é aquela que possui interesses e gostos variados, e que não se prende a um único estilo de vida ou forma de pensar. Essas pessoas geralmente são abertas a novas experiências e estão sempre em busca de conhecimento e aprendizado.

(...)

Desafios do estilo eclético

Apesar das vantagens, o estilo eclético também pode apresentar alguns desafios. Um dos principais desafios é encontrar o equilíbrio entre os diferentes elementos utilizados, de forma a criar uma harmonia visual ou sonora. Além disso, a busca por referências e inspirações pode ser um processo mais complexo, já que o eclético precisa estar constantemente em contato com diferentes estilos e correntes.

https://resumos.soescola.com/glossario/ecletico-o-que-e-significado/

\\ ASPAS fechadas para o portal “SOESCOLA.COM”

:::::::::::::::::::::::

3 - E também um trecho extraído de: https://loja.ibrath.com/

ASPAS abertas

//

Explicação sobre "eclético"

O ecletismo é uma abordagem que valoriza a diversidade, a criatividade e a liberdade de expressão. Ele reconhece que não há uma única resposta ou caminho certo, e encoraja a exploração de diferentes ideias e perspectivas. Ser eclético é estar aberto a aprender e crescer, e abraçar a complexidade e a riqueza do mundo ao nosso redor.

Onde estudar sobre o que significa ser eclético?

Você pode estudar sobre o que significa ser eclético em cursos de filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e outras áreas relacionadas às ciências humanas. Além disso, existem diversos livros e materiais disponíveis que abordam o tema da ecletismo e da integração de diferentes abordagens.

Visão e explicação segundo a bíblia sobre o que significa ser eclético

Segundo a Bíblia, ser eclético pode ser visto como uma postura de sabedoria e discernimento, desde que esteja alinhado com os princípios e valores cristãos. A Bíblia encoraja a busca pelo conhecimento e a integração de diferentes perspectivas, desde que não se afaste dos ensinamentos e mandamentos divinos.

Visão e explicação segundo o espiritismo sobre o que significa ser eclético

No espiritismo, ser eclético significa buscar a verdade em diferentes fontes e tradições espirituais, sem se prender a dogmas ou doutrinas rígidas. O espiritismo valoriza a liberdade de pensamento e a busca pessoal pela compreensão espiritual, incentivando a integração de diferentes abordagens e práticas.

Visão e explicação segundo o tarot, numerologia, horóscopo e signos sobre o que significa ser eclético

No tarot, na numerologia, no horóscopo e nos signos, ser eclético pode ser interpretado como a capacidade de combinar diferentes influências e conhecimentos para obter uma visão mais completa e precisa sobre si mesmo e sobre o mundo. Essas práticas valorizam a integração de diferentes sistemas simbólicos e a busca por uma compreensão mais profunda do ser humano.

Visão e explicação segundo o Candomblé e umbanda sobre o que significa ser eclético

No Candomblé e na umbanda, ser eclético pode ser visto como uma postura de respeito e valorização das diferentes tradições religiosas e espirituais. Essas religiões valorizam a integração de diferentes culturas e práticas, buscando a harmonia e o equilíbrio entre elas.

Visão e explicação segundo a espiritualidade sobre o que significa ser eclético

Na espiritualidade em geral, ser eclético significa buscar a conexão com o divino e com o sagrado de diferentes formas, sem se prender a uma única religião ou tradição espiritual. Ser eclético na espiritualidade envolve a busca pela verdade interior e a conexão com o transcendente, independentemente das formas e rituais utilizados.

https://loja.ibrath.com/blogs/o-que-significa-ser-ecletico/o-que-significa-ser-ecletico

\\ ASPAS fechadas

:::::::::::

Comentando aqui, o Zezé.

Da coleção zezediozoniana: O DÍGITO PELO NÃO DÍGITO