A trajetória

Quando penso porque comecei a escrever não me vejo como um grande escritor, me vejo apenas como uma pessoa que escreve. Acho incrível como podemos diminuir nossa própria história, talvez por ter apenas 31 anos no momento em que comecei a escrever não me considere maduro suficiente para ser chamado escritor ou que não vivi histórias suficientes para serem contadas. A Musa discorda de mim!

Ao olhar para o passado vejo o quanto tudo foi importante pra mim, não quero escrever minha autobiografia, não tenho capacidade (ainda) para tal, mas quero deixar registrado as mudanças que aconteceram no processo e como fui guiado por diversas pessoas.

Para mim não é preciso entrar em detalhes sobre cada evento que aconteceu durante a minha trajetória, a história aqui é sobre o passado e a capacidade de olhar para ele. Quando falo de passado, digo toda experiência vivida que trouxe algum desenvolvimento pessoal para você. Não digo desenvolver a técnica, no sentido puramente técnico, pois isso não faz nenhum sentido. As verdadeiras experiências que contam, são realmente as experiências humanas que te fazem crescer.

Já olhou para o seu passado e reparou que anos atrás você era totalmente diferente? Sim, ainda é você, isso é inegável, com todas as suas características únicas, porém há um amadurecimento entre o agora e o tempo passado. Digo, emocionalmente e psicologicamente muita coisa mudou, eventos que te entristecem no passado, já não tem mais poder sobre você, não consegue tirar o seu centro. Preceitos e crenças limitantes foram por água abaixo. Tudo isso faz parte da sua trajetória, faz parte de você! Se orgulhe!

Isto não se deve unicamente a você mesmo, claro que há seu mérito, mas sempre há pequenos mestres nessa jornada, todos eles te ensinam como viver a vida. Não em áreas similares, mas em áreas totalmente diferentes e isso torna a vida interessante. Simplesmente uma pessoa o ensina a ser mais disciplinado, outra te ensina a ser mais alegre, outra te ensina a ser mais gentil e por aí vai (não posso elencar todas as características, pois são incontáveis e cada um deve fazer a sua própria análise, não se limitando ao que está escrito).

Por fim, é maduro pensar sobre isso, sobre toda a mudança que acontece é que aconteceu, sobre a parte que você é e se tornou, pois há de ver a si a mesmo, mesmo quando ninguém o veja.