Lar é onde você quer estar

Estou a 7696 km de Fortaleza. Atravessei o oceano Atlântico pela primeira vez na vida, peguei três aviões num único dia e me desafiei a começar de novo. A parte do avião é complicada pra mim, porque meu ouvido dói demais. Parece que vai estourar. Mas a vista é tão linda que lá de cima quando a pressão estabiliza, você sente o tempo parar só pra ser admirado. Deu tanto trabalho chegar aqui. Foram tantas noites e dias estudando, cansada, lendo artigos, livros, apresentando trabalhos e tentando falar em inglês. A insegurança nunca me deixou. Todas as vezes, minhas pernas tremeram e meu coração disparou. Já me deu branco na frente de várias pessoas e eu chorei de desespero por não estar pronta faltando menos de uma semana para a defesa do mestrado. Mesmo assim, com todos os nãos que meu corpo me falava, eu disse sim pra mim mesma e fui em frente, enfrentando meus monstros e me tornando a rainha do palácio que habito.

Se me perguntam se eu sinto saudades, é difícil dizer ao certo. Como um todo, não quero voltar para perto de pessoas que tentavam me manipular, controlar e explorar. Não quero ter a privação de saber como é andar nas ruas à noite sozinha sem riscos de ser assaltada. E de vez em quando, ainda aparecem uns coelhinhos que saem das tocas quando ninguém está por perto. As pessoas que eu amo estão comigo no meu coração e mesmo que tenha essa distância física, o carinho permanece pra vida inteira. Estou longe de onde nasci, mas onde quero estar. Tantos desafios que me fazem ver como eu posso aprender muita coisa ainda. A visão de vida é tão distinta. Os costumes são outros. É como nascer de novo em outro lugar. E mais que isso: fazer do seu lar onde você quer estar. Nasci em Fortaleza e tenho muitas memórias afetivas. Até mesmo nossas gírias são como um abraço apertado. Mas isso não impede e nem me divide. Só multiplica a essência da vida em experimentar o lado bom de se permitir a conhecer o desconhecido.

Isis do Vale
Enviado por Isis do Vale em 11/02/2024
Código do texto: T7996852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.